Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Colégio Nossa Senhora da Bonança (Vila Nova de Gaia)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
A primeira fase do projeto "Brigada Amar o Mar", que consistiu na recolha de lixo na praia, foi realizada nos dias 28 de novembro, 24 de janeiro, 24 de fevereiro e 24 de março, com as turmas 6.º A, 6.º B, 6.º C, 8.º A e 8.º B, na praia de Francelos, em Vila Nova de Gaia.
Esta iniciativa foi trabalhada em contexto de sala de aula nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais e Português, de forma a introduzir o tema da proteção do meio-ambiente, mais concretamente, do Oceano.
A toda a comunidade educativa foi comunicada, por via de uma circular, as várias idas à praia e os objetivos que delineiam este projeto.
A segunda fase do projeto consistiu na construção de obras artísticas com o lixo recolhido na praia. Estas obras foram realizadas pelas turmas do 1.º e 2.º ciclo, tendo sido incluídas na exposição "Isto não é a minha praia", realizada em parceria com o Centro de Educação Ambiental das Ribeiras de Gaia (CEARG) e as Águas de Gaia. A exposição foi inaugurada a 19 de maio (Dia Escola Azul - data que o CNSB celebra, uma vez que integra a rede de Escolas Azuis nacionais) e irá estar patente até 30 de junho, em comemoração do Dia Mundial dos Oceanos, que se celebra a 8 de junho.
De uma forma geral, o projeto correu muito bem, havendo o envolvimento de um grande número de turmas/alunos e docentes. Adicionalmente, foi gratificante dar a oportunidade à comunidade educativa de ter uma voz ativa na proteção e preservação do Oceano.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):