Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
FASE 1 | Preparação e constituição da brigada
Os alunos da turma A do 5º ano constituíram a Brigada #AMARoMAR, juntamente com 5 guardiões do ambiente do 8º ano, do 3º ciclo. A brigada decidiu que a limpeza deveria ser realizada na praia de Algés, a mais próxima da nossa escola. Escolheram-se as três datas para a limpeza, a saber: 20 de abril, 19 de maio e 24 de maio.
A brigada candidatou-se ao kit Brigada #AMARoMAR e iniciou as pesquisas e a procura de informação sobre o tema. Fez a lista do material necessário para cada saída, sacos, peneiras, luvas, etc.
Nas aulas de Ciências Naturais quer dos alunos do 2º ciclo quer dos alunos do 8ºano, o tema da poluição marinha é abordado nas aprendizagens essenciais da disciplina, assim como na disciplina de cidadania, nos temas de Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
O 5ºA desenvolveu vários trabalhos no âmbito do 14º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – proteger a vida marinha e tendo em conta ainda o tema do Projeto turma Missão possível - Salvar o Planeta Terra!
FASE 2 | Brigada #AMARoMAR em Ação
Como já referimos a brigada fez três limpezas onde conseguiu recolher um toral de 39 KG de resíduos.
No dia 19 de maio, dia Escola Azul, a brigada teve a ajuda de mais alunos e professores, contou também com a presença do Secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, que reconheceu, através da entrega de diplomas aos embaixadores do programa Escola Azul, o exemplar gesto de cidadania e de proteção do nosso Mar.
FASE 3 | Alerta Brigada #AMARoMAR
Após cada limpeza a brigada procedeu à triagem e pesagem dos resíduos e preencheu a tabela de monotorização.
Iniciou-se a fase da construção do painel e mural para apresentar à comunidade.
No painel colocou-se a informação mais pertinente, local e data das limpezas, pesagens totais, itens mais encontrados e tempos de degradação desses itens.
No mural os alunos fizeram uma escultura, que pretende representar um ecossistema marinho poluído. Utilizaram, na sua construção, os resíduos encontrados nas limpezas e desenhos de seres vivos marinhos "Zangados" com toda a poluição causada pela humanidade.
Com esta iniciativa, brigada espera chamar a atenção e alertar toda a comunidade, para a problemática do lixo marinho, apelando à aplicação dos 7 R’s, que a brigada encontrou na bibliografia pesquisada, nomeadamente no livro da bióloga Ana Pêgo Plasticus marítimos - uma espécie invasora (Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar e Revolucionar).
No dia 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente o painel e mural irá ser exposto à comunidade. A par desta exposição os Guardiões do Ambiente publicaram no seu blogue toda a ação dinamizada (https://guardioesambiente.blogspot.com/2023/05/brigada-amaromar.html).

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):