Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
No âmbito do Projeto Eco-Escolas, a atividade "Brigada #AMARoMAR" é um desafio que consiste na sensibilização, monitorização e recolha dos resíduos nas praias do nosso país. Assim, emergiu a necessidade de refletir, junto das crianças, sobre a origens do lixo e quais os passos necessários para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia. Deste modo, através do visionamento de várias imagens da nossa costa, das vivências e conhecimentos prévios dos alunos e da leitura do artigo publicado na Agência Portuguesa do Ambiente (https://apambiente.pt/residuos/o-que-e-o-lixo-marinho) (em articulação com a disciplina de português), foi possível mencionar várias soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. Nesta linha de ideias, concluiu-se que, para que isso seja possível, devemos adotar hábitos mais sustentáveis e responsáveis, tais como:
- Diminuir o consumo de plástico, sobretudo os descartáveis;
- Fazer reciclagem;
- Não deixar lixo (plásticos, papéis, cigarros, entre outras coisas) no chão e nas praias;
- Apoiar ONG’s voltadas à preservação dos oceanos;
- Investir em produtos e itens reutilizáveis;
- Apoiar empresas e iniciativas que tenham projetos sustentáveis.
Neste sentido, ajudar a resolver o problema do lixo marinho contribui ainda para preservar a biodiversidade do Oceano, uma vez que os resíduos são uma ameaça a diversas espécies que os confundem com alimento.
Dado o interesse das crianças pela vida marinha e, consequentemente, pela preservação deste ambiente, o envolvimento dos alunos foi notório, desde a reflexão sobre a temática, até ao processo de “colocar as mãos na massa” e efetuar a limpeza de praia. O mesmo aconteceu com as famílias, que forneceram, voluntariamente, os sacos e as luvas a serem utilizadas.

Quilómetros percorridos (km):
Cerca de 2km