Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Ave-Maria (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
A gestão dos resíduos e, em particular, do plástico tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactes, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana.
Por ser uma praia urbana, a praia das Avencas e praias limítrofes encontram-se sujeitas a muitas pressões antropogénicas (Hidroprojecto, 2008), tais como:
•Influência de poluição oriunda do estuário do Tejo;
•Pisoteio e consequente destruição do habitat;
•Perturbação do litoral rochoso em toda a sua extensão durante a época de reprodução e recrutamento da maioria das espécies;
•Apanha de bivalves e pesca;
•Poluição e abandono de objetos;
A visita decorreu no dia 19 de maio de 2023, o grupo foi acompanhado por duas professoras. A preia-mar estava baixa.
O resultado final é bastante positivo. Houve um grande entusiasmo dos alunos e foram recolhidos resíduos, na ação de limpeza da praia das Avencas, no âmbito do projeto #AMARoMAR, do Eco-escolas.
Estreantes em ações de limpeza nas praias, os alunos lamentaram a fraca consciência ambiental das pessoas, em geral.
Apesar desta ser uma zona privilegiada para a prática de running, caminhadas e pesca. Antes de sequer apanhar “o lixo”, temos de pensar antes de o deitar para o chão, porque mais tarde ou mais cedo, esse lixo volta para nós.
Apanhámos um bocadinho de tudo. Apanhámos vidro, pequenos pedacinhos de plástico, fomos apanhando também algum lixo indiferenciado, muitas beatas de cigarros, muitos pedaços de madeira, penas e metal. O nosso top 3 foram
TOP 3 dos itens mais recolhidos:
1º Madeira;
2º Microplásticos;
3º Beatas.
Apesar de não se visualizar muito lixo no areal, os alunos aperceberam-se rapidamente que havia algum, principalmente vidros e plásticos pequeninos, que se tornam perigosos para os utentes da praia.
Por se encontrar numa zona ecológica importante, foi também estudado em trabalho de campo o ecossistema da ZIBA, nomeadamente foram observados, identificados e caracterizados as interações e fatores abióticos das zonas supra/medio litoral e medio/infralitoral. É importante proporcionar aos alunos a aprendizagem fora do espaço escolar e estabelecer e estreita ligação entre o equilíbrio do ecossistema e a ação humana, consciencializando e capacitando os cidadãos agora e no futuro.

Quilómetros percorridos (km):
2,4