Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Amar o Mar – Porque somos parte do Mar
Amar o Mar. Não pelo azul que nos encanta o olhar e faz vaguear o pensamento, não pela água fria que nos estremece a pele, não pelo riso dos dias quentes e longos de verão. Não pela paisagem. Amar o Mar, sim, porque outrora foi ele a nossa casa, e a ele voltamos sempre que queremos o nosso aconchego seguro, espécie de atração que nos move. Amar o Mar porque é vida que nele vive. Vida que nos inspira, mas que parecemos querer sugar de mil maneiras como se não houvesse amanhã.
A Câmara Municipal do Porto tem essa consciência e, com o intuito de sensibilizar as comunidades escolares do concelho para a poluição das praias da região, promoveu uma Ação de limpeza de praias, divulgada pelos meios de comunicação do município, na qual a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto participou e divulgou nas suas redes de comunicação internas e externas.
Esta Ação iniciou-se com uma sessão de apresentação na escola, para reflexão sobre a problemática dos resíduos: dando a conhecer a composição dos resíduos, causas e consequências, e apresentando atividade de recolha de lixo. No final da sessão os alunos ganharam ainda mais consciência do mal que fazemos sem nos apercebermos.
No coletivo, somos ofensivos. Pela pesca intensiva e descuidada, pelo turismo engarrafado em arranha-céus flutuantes, pela vertigem agrícola que para ele leva inúmeras porções de fertilizantes e pesticidas, provocando o crescimento desmesurado de algas. E, como puderam confirmar os 60 participantes voluntários da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, que realizaram a limpeza da praia do Homem do Leme, dia 18 de abril, também o somos no individual, escondendo uma beata na areia, como os miúdos que escondem a asneira que fizeram, esquecendo o brinquedo pequeno de plástico, que durante poucos minutos entreteve a criança, deixando a garrafa de plástico ou o lixo corrente na berma da estrada. No total recolhemos 12,250kg de lixo. De lixo que é nosso. Tudo ofensa ao mar, tudo ato gratuito de desleixo para com a nossa casa de outrora. Tudo evitável, se o grau civilizacional, que gostamos de dizer que atingimos, fosse verdadeiramente educação e respeito pelo outro.
AMAR O MAR, é preciso. Porque a casa que ele é deixa-nos sonhar com um mundo melhor. Muito mais do que o azul fresco e sedoso ou o amarelo quente e ternurento, a fotografia focada na vida que acontece a todo o momento, aquela que não se vê, mas que se imagina. Por isso, a ação coletiva dos alunos e professores da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto vai além da limpeza da praia em prol da educação ambiental. É educação para a vida, bem-estar que não pode ser exclusiva dos seres humanos, mas que tem de integrar os diversos ecossistemas que nos rodeiam. Discurso a favor da vida porque o mar é uma casa para tantos seres vivos, animais e vegetais.
Tudo isto esteve muito presente na terceira sessão deste projeto, onde se debateu os resultados e se definiu estratégias para promover o envolvimento consciente na proteção da casa que é o Mar, diminuindo assim o impacto ambiental.
A palavra lixo é um eufemismo quando se trata de falar do respeito que devemos ao mar. Por isso, quem passa pelo corredor principal da EHTP é convidado a pensar em AMAR O MAR pela casa que ele é. Na “tenda” construída pelos alunos, utilizando o lixo recolhido na limpeza da praia, sobrepõe-se a dialética do ser ou não ser culpado pelo lixo que flutua no oceano. Umas vezes, pelos olhos que não veem e coração que não sente. Outras, por se achar que só dos outros vem o mal. Abrir os olhos para AMAR O MAR pela casa que ele é, pela vida que tem. Porque somos parte do MAR.

Quilómetros percorridos (km):
0,3km