Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola EB1/JI Pinhal do General (Sesimbra)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
As professoras titulares do 2.ºB e 3.ºA escolheram este projeto com o objetivo de alertar os alunos para os problemas atuais relacionados com a poluição dos oceanos/mares. Sensibilizar e consciencializar sobre a problemática do lixo marinho. Explicar como é possível ajudar na preservação dos ecossistemas marinhos e costeiros, assim como a biodiversidade marinha e contribuir para a adoção de comportamento ambientalmente corretos e reduzir o lixo que é gerado nas praias.
Para introdução do projeto foram realizadas diversas atividades tais como pesquisa/ investigação sobre as problemáticas dos resíduos e lixo marinho, visionamento de filmes, nomeadamente as aventuras do Vasco – “Oceano de Plástico” aventuras do Vasco – “Oceano de Plástico”.
Após a primeira fase, demos início à atividade prática da limpeza da praia da Lagoa de Albufeira, concelho de Sesimbra, onde os alunos tiveram a oportunidade de sensibilizar os banhistas presentes para a problemática do lixo marinho, recolher, registar e monitorizar o lixo encontrado no areal, o que permitiu obter informação útil sobre as quantidades e tipos de lixo recolhidas.
Na terceira e última fase realizou-se a análise e tratamento dos dados recolhidos durante a limpeza da praia.
De modo a dar conhecimento da atividade e sensibilizar a comunidade educativa, divulgou-se nas redes sociais da escola.
Atendendo ao interesse manifestado pelos alunos na participação desta atividade, as professoras decidiram continuar a aprofundar esta problemática com trabalho de projeto das turmas, intitulado “Oceanos com vida”.
No final, realizou-se um jogo didático com questões sobre as ameaças do mar, bons comportamentos, biodiversidade marinha e curiosidades. Procedeu-se também à representação do ciclo de vida da tartaruga marinha (desenho e pintura na parede) com a colaboração dos Encarregados de Educação.
Consideramos que os objetivos que nos levaram a participar nesta atividade foram cumpridos. Este projeto proporcionou novos conhecimentos e transformação de comportamentos de todos os envolvidos. Já que “individualmente podemos fazer a diferença mas juntos somos mais fortes” na sensibilização e consciencialização de todos, no que diz respeito à adoção de boas práticas ambientais, comportamentos e escolhas responsáveis, essenciais para uma sociedade e futuro sustentáveis.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):