Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Básica Amadeo de Souza-Cardoso (Amarante)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
A apresentação do projeto e a aprovação da participação da nossa escola nesta atividade foi feita em reunião de Conselho Eco-Escolas.
A abordagem inicial à ação foi feita em sala de aula e foi articulada com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Aqui, existiram conversas, debates e investigações sobre o problema, suas causas e consequências.
A escolha do local da ação foi feita em articulação com o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Amarante.
A seleção dos alunos foi feita por convite a todos os que na Auditoria Ambiental manifestaram interesse por temas como o ambiente, a proteção de espaços verdes ou a sustentabilidade e em ser contactados para ações do programa Eco-Escolas.
A estes quis juntar-se um grupo de alunos da Associação de Estudantes.
Esteve prevista a participação de um grupo de alunos da Educação Especial e outro de seniores de uma casa de repouso contígua à nossa escola. Infelizmente, a instabilidade meteorológica impediu-os de participar.
O autocarro foi disponibilizado pela divisão de transportes da Câmara Municipal de Amarante e tínhamos o objetivo de não levar lugares vazios, o que foi facilmente conseguido.
O ponto de encontro foi o Mercado Municipal de Amarante e fomos recebidos pela Secretária de Apoio à Vereação do Pelouro do Ambiente e pela Chefe do Gabinete Técnico Florestal da CMA.
Foi feita uma palestra prévia sobre a importância histórica do Rio Tâmega para a população local, o uso que as pessoas fazem dele, a origem do lixo que poderíamos encontrar e suas consequências e, por último a valiosidade da nossa ação.
O briefing da ação terminou com a formação de grupos, distribuição de sacos e luvas, cuidados a ter e agendamento da hora de regresso ao ponto de partida.
Foram feitos 3 grupos (uma vez que uma das margens para montante é de difícil acesso):
1 – para montante até à Praia Aurora;
2 – pela mesma margem, para jusante, até ao Trilho das Azenhas;
3 – pela outra margem, para jusante, até ao Parque Florestal.
Os resíduos recolhidos foram trazidos para a escola, onde um grupo de professores e alunos os contabilizaram e triaram, ao mesmo tempo que foi sendo montada a exposição que ficou patente num átrio interior da escola.
A exposição foi desmontada no dia em que celebramos o nosso Dia Eco-Escola, tendo existido um derradeiro debate sobre o trabalho desenvolvido e a mensagem que pretendemos levar connosco e para a comunidade.
O questionário de avaliação da atividade foi enviado por correio eletrónico aos participantes.
DIVULGAÇÃO e COMUNICAÇÃO
Link da ação:
Link da celebração do Dia Eco-Escola com fotos da exposição:
O balanço global da atividade foi muito positivo. Os alunos perguntam quando vamos outra vez, quem não foi quer ir, e a exposição deu uma grande visibilidade à ação. As articulações inter institucionais foram fáceis e há pessoas e organizações que poderão associar-se a futuras ações. Para além do resultado imediato e visível desta atividade, queremos acreditar na influência positiva e imensurável que cada um dos mensageiros vai levar ao longo da sua vida.

Quilómetros percorridos (km):
+ de 4km