Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Universidade Sénior de Machico (Machico)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
O projeto "AMAROMaR" teve início com duas ações de sensibilização que visaram consciencializar os alunos para a problemática do lixo marinho. A primeira ação decorreu no dia 12 de abril de 2023 e intitulou-se "O Valor dos Resíduos" proferida pela Dra. Gorete Batista da Águas e Resíduos da Madeira. A segunda iniciativa intitulada "Um Oceano de perguntas e uma Sociedade com respostas" proferida pela Dra. Sandra Faria e pela Bióloga Sara Jardim da VMT Madeira decorreu no dia 13 de abril de 2023. Em ambas as ações, os plásticos e o lixo marinho foram abordados sensibilizando para a importância de separar e evitar que muitas ações do dia-a-dia, como deitar cotonetes pelo vaso sanitário, prejudiquem os oceanos. Abordaram a questão dos microplásticos que são usados nos esfoliantes. As iniciativas tiveram um papel fundamental na sensibilização da comunidade sénior, pois são os seniores que transmitem muitas informações aos mais novos, nomeadamente aos seus netos. No dia 19 de maio de 2023, o grupo da oficina de Tela disponibilizou-se para realizar a limpeza da Praia de São Roque. Refira-se que ao grupo juntaram-se algumas colegas de outras oficinas da Universidade Sénior de Machico, assim como dois estagiários da Câmara Municipal de Machico, cedidos pelo Eng.º Cláudio Nóbrega que por questões de agenda não pôde estar presente. Antes da realização da limpeza, a estagiária Tatiana realizou uma breve explicação sobre o tema, mencionando o tempo que cada resíduo leva a decompor-se. Note-se que cada elemento que participou usou uma t'shirt e um colete alusivo ao projeto "AMARoMAR", usaram ainda luvas e o saco que recebemos do Kit. Da parte da Câmara Municipal de Machico, usamos os sacos preto e as pinças para os resíduos. A limpeza teve início numa extremidade da praia, de rochas, até à parte que se encontrava limpa. Ao longo da limpeza, encontrámos diversos resíduos, nomeadamente madeira, ferros, beatas, papéis, garrafas de água, rolhas, peças de roupa, latas, tiras de embalamento, diversos fragmentos de plásticos, luvas, tampas de garrafas, caricas, palhinhas, esferovites, pedaços de vidro, garrafas de plástico, entre outros. A limpeza durou uma hora e um quarto e utilizámos sete sacos de lixo, todos com diversos resíduos. No total, encontramos 338 resíduos, perfazendo 23,26 kg. Após a limpeza, decorreu a separação e a contagem dos resíduos. Refira-se que a separação e a contagem decorreram no dia 22 de maio de 2023. Ao contabilizar todos os resíduos encontrados, a coordenadora selecionou os resíduos encontrados em maior número e deu início ao mural. O mural foi realizado em dias distintos, afixando os resíduos num placar. A coordenadora informou os participantes, aquando dos questionários realizados, do peso total do lixo encontrado. Aqui foi possível questionar os seniores sobre a importância da separação e quais as causas e consequências do lixo marinho para a nossa saúde e biodiversidade. Foi possível trocar impressões, opiniões, ouvir relatos, ocorreu uma troca de ideias entre os participantes, algo saudável e viável. No dia seguinte, os alunos destacaram uma colega para preencher o mural com os números referentes, ou seja, 60 beatas, 9 garrafas de água, 10 palhinhas, 8 caricas, 28 luvas de borracha. 27 fragmentos de plásticos, 5 rolhas, 3 latas, entre outros, como é possível visualizar nas imagens acima. Logo após o preenchimento do mural, a coordenadora entregou cada aluno presente, visto que o objetivo é consciencializar a comunidade sénior para a problemática do lixo marinho, um folheto com a duração dos resíduos no mar, abordando o tema de forma breve e objetiva. A conclusão a que os alunos chegaram foi que a separação correta e as boas ações no quotidiano são fulcrais para evitar o lixo marinho. Além disso, têm que preservar o mar para que ser saudável, pois o lixo marinho prejudica nossa saúde. Os plásticos são uma problemática que todos nós devemos exterminar, começando com as boas ações em casa e incutindo as mesmas nos mais novos. O lixo marinho é uma ameaça não só a nossa saúde, como também aos mares e ao litoral costeiro, prejudicando a nossa economia, pois é um "veneno" para as espécies marinhas. A avaliação foi positiva, pois todos mostraram-se dispostos a realizar, caso seja necessária uma nova limpeza, abordando a importância da Nossa ação ao realizarmos a limpeza. Esta ação foi muito rica em conteúdo e conhecimento. São assuntos que estão na ordem do dia e que só vivenciando conseguimos ter uma ideia da dimensão, nomeadamente da problemática dos plásticos. O objetivo desta iniciativa foi alcançado. Refira-se ainda que no Dia Eco-Escolas/Ambiente teremos uma ação acerca dos resíduos, e faremos menção a esta iniciativa, assim como serão distribuídos folhetos a todos os alunos da Universidade Sénior de Machico.

Quilómetros percorridos (km):
180KM