Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Básica Bairro Afonso Costa (Setúbal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
As crianças/alunos, numa primeira fase do projeto, visualizaram vídeos sobre a poluição marinhas, causas/consequências da poluição no planeta, cuidados a ter na preservação do ambiente.
Numa segunda fase, foram realizados diversos trabalhos e cartazes alusivos à temática com recurso a materiais recicláveis, e posteriormente expostos no espaço escolar para sensibilização de toda a comunidade.
Numa terceira fase, deslocámo-nos à praia da Albarquel, em Setúbal, a fim de realizarmos a atividade prática, ou seja, a recolha do lixo. Neste dia, contámos com a presença e ajuda de três elementos do projeto Eco-Escolas. Foi realizada uma sensibilização junto das crianças, abordando as questões do lixo marinho e o seu tempo de degradação.
Passou-se à fase da separação e seriação do lixo, para consequente preenchimento da Grelha de Monitorização da Brigada #AMARoMAR.
Realizou-se um “debate” sobre as questões:
- Qual a origem dos resíduos encontrados?
- Quais os resíduos mais encontrados?
- O que fazer para mudar os comportamentos das pessoas?
Já na escola, procedeu-se à construção do mural, onde foram colocados diversos tipos de lixo recolhidos na praia, com o intuito de sensibilizar e informar toda a comunidade educativa do processo.
NOTA – Gostaríamos de referir que apenas conseguimos fazer a recolha do lixo na praia num período de aproximadamente 30 minutos, devido ao atraso do transporte.

Quilómetros percorridos (km):
4 km