Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
No âmbito da Unidade Curricular opcional de Práticas de Ecologia nos Primeiros Anos a docente e as estudantes decidiram inscrever-se neste projeto e dinamizar as suas 3 fases.
Nas primeiras duas semanas decorreu a investigação sobre o tema dos diferentes tipos, tamanhos e origens dos resíduos marinhos, mas também sobre as microesferas que podem estar incluídas em produtos de higiene que usam no dia-a-dia.
Contactamos o Centro de Interpretação e Monitorização Ambiental (CMIA) da Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC) para definir o melhor dia, o local e os materiais para a saída de campo para recolha dos resíduos. Ao mesmo tempo foi necessário fazer um pedido de autorização à Capitania e à CMVC que foi deferido.
Fizemos um convite à docente e estudantes da Unidade Curricular de Brinquedos com Ciências para nos acompanharem na recolha de resíduos, que foi prontamente aceite. Assim, no dia 27 de abril, partimos rumo à Praia de Castelo do Neiva (a poucos km de Viana do Castelo) preparadas com sacos pretos e luvas. Como na altura ainda não tínhamos recebido na escola o Kit AMARoMAR, cada aluna preparou o seu material.
Quando chegamos ao local deparámo-nos com uma grande quantidade de resíduos, a maioria de dimensões acima dos 5 cm. Definimos a área de recolha de resíduos (130m X 10m) e iniciamos a recolha. A recolha durou cerca de 90 minutos. No final de enchermos os 10 sacos foi um pouco difícil transportá-los pelo menos por 1 km até aos transportes. Alguns estavam mesmo muito pesados…. Os resíduos ficaram uma semana armazenados para permitir a evaporação de alguma água que pudessem conter.
Passada uma semana, no dia 4 de maio, fizemos a atividade de separação e pesagem dos resíduos no laboratório da escola, com a ajuda da Engenheira Gracinda Barbosa do CMIA. Ao todo foram recolhidos e pesados 53.6 Kg de resíduos, na sua grande maioria de plástico. Esta atividade demorou cerca de 150 minutos e permitiu quantificar a “desagradável surpresa” com a enorme quantidade de resíduos que encontramos na praia.
No dia 11 de maio convidamos alguns estudantes da Licenciatura em Artes Plásticas e Tecnologias Artísticas e o docente de Escultura e reunimos para definir como iríamos apresentar os nossos resultados, ficando definido que seria na forma de uma instalação artística que permitisse a interação da comunidade escolar com os resíduos e a problemática da sua acumulação nas praias. Uma aluna ficou responsável por trazer redes de pesca (uma de sardinha e duas de linguado).
No dia 18 de maio demos início à instalação artística na entrada da escola, deixando algumas mensagens para criar curiosidade sobre o que iria acontecer naquele local no dia Eco-Escolas. As fotografias do processo de construção foram divulgadas na nossa página Instagram Eco-Escolas.
Durante a manhã do dia 29 de maio concluiu-se a exposição com a colocação da totalidade de resíduos recolhidos, alguns já “transformados” em animais “de lixo”. Durante a tarde fez-se a sua inauguração, sendo realizada uma apresentação para duas turmas do 6.º ano, e suas professoras, que vieram visitar a nossa escola. Foram convidados sentar-se no centro, estando rodeados pelo nosso mural enquanto dialogávamos sobre o problema do lixo marinho.
No Dia da Criança recebemos vários grupos de crianças que também interagiram com o mural.
Na última aula (dia 15 de junho) as estudantes envolvidas (e líderes) no projeto apresentaram o seu diário ambiental onde, entre outros temas, refletiram sobre a sua participação neste projeto.
Em suma, foi um projeto no qual gostamos muito de participar, que nos ajudou a ter uma noção real da quantidade de resíduos que existem nas praias e a perceber que, na sua grande maioria, não tem origem nesse local.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):