Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António (Vila Real de Santo António)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Iniciámos a abordagem da problemática do lixo marinho com uma palestra sobre a temática, conjuntamente com a temática das espécies invasoras, ministrada pela técnica do ICNF, Rosa Madeira. Os alunos continuaram a trabalhar o tema nas aulas de Área de Integração, nos módulos ligados à sustentabilidade.
Devido a questões logísticas de deslocação e disponibilidade horária das turmas da escola, o desafio aliou-se a outra ação, a limpeza da espécie invasora "chorão da praia", realizando-se na praia de Santo António, a qual permitia a deslocação a pé de todos os alunos da escola.
Alguns dias antes, visitámos a praia e definimos a área, marcando as coordenadas da mesma, num perímetro de 100 metros por 20.
No dia da limpeza, verificámos que o lixo era pouco e pouco visível a olho nu. Percorremos o perímetro exaustivamente e acabámos por recolher lixo, mas de pouca dimensão, o que se traduziu em 142 itens e 667 gramas de peso.
Em sala de aula, nas aulas de Área de Integração, separámos o lixo recolhido por tipologia, de acordo com a tabela do desafio, e realizámos pesquisas online a fim de determinar o tempo de decomposição na natureza. Seguiu-se a elaboração do mural para exposição. Reciclámos uma caixa de cartão, a qual foi pintada de azul para representar o mar. Escolhemos alguns dos itens recolhidos e fizemos a sua exposição com a indicação do tempo de decomposição na natureza. O branco colocado à volta do título e explicação e das letras, representa a espuma do mar.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):