Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Básica e Secundária Clara de Resende (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Os alunos da Educação Especial, no âmbito da área disciplinar da Educação para a Saúde e do projeto Eco-Escolas escolheram trabalhar o tema do lixo marinho e as diversas fontes de poluição. Trata-se de um tema muito atual e preocupante já que a par de toda a perda de biodiversidade marinha, os seres humanos, últimos na cadeia tróficas, acabam por ingerir muito microplástico, fruto da bioacumulação e bioampliação destes poluentes que ocorrem em toda a cadeia alimentar.
O tema da poluição e, nomeadamente, a poluição marinha, começou por ser abordado junto do grupo com uma pesquisa feita pelos alunos sobre o assunto. Viram vídeos sobre a poluição e principais fontes de contaminação do mar. Posteriormente, surgiu a ideia de um projeto interessante mas trabalhoso: contruir um grande painel sobre este tema, onde todos os alunos da escola fossem alertados, por meio da expressão artística, para as diversas fontes de contaminação da água e, naturalmente do mar. Seguiram-se as seguintes etapas: - Projeto em desenho; - Levantamento do material- Recolha de materiais trazidos de casa e recolhidos na escola; - Realização do fundo do painel (pintura). Utilizaram-se diversas técnicas tais como: pintura (pincel, mãos e simetrias); - Recorte; - Dobragem; - Rasgagem; - Técnica do balão.
De seguida começaram a construir o Mural e por fim, desafiara a turma do 8ºB a participar na atividade da Limpeza da praia no dia 11 de maio. Os alunos da Educação Especial são os embaixadores da atividade #Brigada Amar o Mar” da nossa escola. Passou-se à fase de angariação de alunos para a atividade, tendo-se reunido um grupo de 40 alunos desde o 5º ano até ao 10º ano de escolaridade. Despois da recolha dos resíduos os alunos de E. Especial colaram no mural que construíram. Dadas as suas característica ficou somente uma mensagem visual dado que a maioria não saber e escrever. posteriormente foi feita uma palestra com a dra. Sónia Magalhães da CMPorto para refletirem sobre a atividades e sensibilizar os alunos para este tema. Alguns alunos do 8º ano decidiram construir um PPT para passarem a mensagem ao/s alunos do 5º ano. No próximo ano letivo será dado continuidade a este projeto com a formação de alunos para fazerem educação pelos pares.

Quilómetros percorridos (km):
500 metros