Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa do Politécnico de Lisboa (Lisboa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
A ação “BRIGADA #AMARoMAR” 2023, no decorrer do Programa Eco-Escolas, ocorreu dia 06 de maio. Realizada pela segunda vez, e na semelhança com o ano passado, continuou a juntar sinergias. Assim, ISCAL em parceria com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTSeL) limparam a praia de Algés e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) de Santa Catarina (Brasil), limpou o Balneário Rincão, do outro lado do Atlântico.
A ação foi discutida e organizada em sede dos Conselhos ISCALinos do supra citado Programa, tendo sido constituída uma equipa para este efeito. A ação foi divulgada entre a comunidade deste Instituto, e os seus diferentes grupos (docentes, discentes e não-docentes/funcionários) mobilizados. A par disso, estabelecerem-se os contactos junto dos colegas da ESTSeL e da UNESC para a coordenação na realização conjunta desta ação.
No caso português, o grupo encontrou-se às 10h no local combinado, onde foi feito um pequeno briefing, apresentando-se o conjunto de informações fundamentais para a execução da ação, com os materiais e informações cedidas pela equipa da ABAE/Bandeira Azul. Do grupo ISCALino estiveram presentes 20 participantes, entre os quais 5 alunos, 7 professores, 3 funcionários e 5 acompanhantes. A ação terminou por volta das 12h30, procedendo-se à contagem do lixo encontrado e respetiva separação dos resíduos nos eco-pontos.
Para além da vertente pedagógica da ação, contribui-se para que a zona escolhida ficasse, pontualmente, mais limpa. Em termos de avaliação, foi uma ação bastante positiva por vários motivos, entre eles a vertente pedagógica, como já se referiu, bem como o exercício da responsabilidade ambiental, em termos práticos e objetivos.
Lisboa, 23 de maio de 2023
A coordenação da equipa Eco-Escolas pelo ISCAL