Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Secundária Garcia de Orta (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
No dia 11 de maio, a Escola Secundária Garcia de Orta participou na actividade de limpeza de praia- Praia sem Plásticos, uma actividade realizada em Parceria com a Câmara Municipal do Porto e o Programa Eco-Escolas.
Participaram na actividade um grupo de cerca de 35 alunos da Escola, do 3.º ciclo, constituído por alunos do Conselho Eco-Escola e outros alunos que quiseram participar na atividade.
Chegados à praia, os alunos receberam coletes e t-shirts (do Kit recebido), luvas descartáveis e sacos para a recolha dos resíduos. Formaram-se equipas de cerca de 8 alunos.
Os alunos foram esclarecidos sobre os procedimentos a adotar durante a recolha e colocação dos resíduos nos sacos de cores diferentes consoante o tipo de resíduos. Os alunos foram também sensibilizados para as regras de segurança a ter durante a atividade.
No final, foi efetuada a contagem e pesagem dos mesmos. As beatas foram recolhidas em garrafas de plástico vazias.
Foi também entregue a cada grupo uma Ficha de Registo | Brigada #AMARoMAR, para registarem os diferentes resíduos que encontraram e as quantidades.
Ao longo de cerca de duas horas, os alunos, organizados em pequenos grupos, recolheram os vários resíduos, num total de cerca de 18,5 Kg, a saber:
• 13,5 Kg de plástico
• 2 Kg de vidro
• 2 Kg de resíduos indiferenciados
• 1 Kg de papel
• 136 beatas
Posteriormente, no dia 16 de maio, foi realizada uma sessão com a técnica de educação ambiental da Câmara Municipal do Porto, na qual foi feito um balanço da atividade de limpeza e um debate sobre a quantidade e qualidade dos resíduos recolhidos e a problemática associada a esta situação a nível mundial.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):