Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Colégio Guadalupe (Seixal)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Designação da Escola - Colégio Guadalupe
Morada: Rua Parque do Alvão, 26 - 2855-620- Verdizela- Corroios
Diretores: Paulo Conceição / Paula Freitas
E-mail : pauloconceicao@c-guadalupe.com
Responsáveis pelo Projeto: Professores Ilda Paixão e Bruno Pataca
E-mail do responsável: chs_ildapaixao@c-guadalupe.com
Telefone :962868463
Designação do Projeto: Brigada # Amar o Mar
Responsáveis: Ilda Paixão / Bruno Pataca
Identificação dos docentes Ilda Paixão (professora de Geografia), Bruno Pataca (professor de Educação Física) e a colaboração de Carla Alves (professora de Educação Visual).
Identificação dos alunos: 4 turmas do 7º ano e uma turma da área Economia/Humanidades do 12º ano, numa totalidade de 94 alunos.
Descrição do Projeto:
1ª FASE – Realização de uma Candidatura na plataforma Eco Escolas ao projeto "BRIGADA #AMAR O MAR", que visa reconhecer e distinguir escolas que apresentem projetos realizados nas várias componentes curriculares. Posteriormente será alvo de análise, por um júri (Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)); Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Pingo Doce), que avaliará se o Colégio Guadalupe será ou não merecedor, do Prémio. Todo este projeto tem por base num estudo elucidativo do tema a abordar, no sentido de consolidar matéria e, adquirir competências nos diferentes temas focados ao longo do ano letivo. Do mesmo modo, pretende-se criar sinergias de transversalidade com outras disciplinas, como por exemplo geografia, educação física, português, educação visual, ciências naturais, TIC, etc. Após a inscrição do projeto, “Brigada #AMAR o MAR” na Plataforma Eco Escolas, o Colégio Guadalupe candidatou-se para receber o kit #AMARoMAR, através do preenchimento de um formulário próprio e…. mãos à obra!
2ª FASE- A realização do projeto inicia-se com a pesquisa intensa dos alunos envolvidos no projeto, sobre o Tema em estudo. seguido da planificação do propósito da atividade e metodologia que levaram à realização do produto final (MURAL E VÍDEO), que irá a concurso, com outras escolas, no concurso Projeto “A Brigada # Amar o Mar”.
Metodologia: O grupo de alunos interveniente neste projeto retratou o tema sobre os Oceanos (potencialidades, recursos, poluição, etc.), através da realização de Debates, Palestras, visitas de estudo e recolha do lixo da praia da Fonte da Telha, etc., que demonstrou a importância, as causas e consequências para o homem e a permanência de vida no Planeta Terra se não cuidarmos dos oceanos como deveríamos.
3ª FASE – Culminará com a apresentação de um mural, seguido de um Vídeo de aproximadamente 2 a 3 minutos, onde os alunos explicarão a importância da manutenção dos Oceanos, para a continuidade de vida na terra, e as causas e consequências, para o Planeta Terra, se o homem não souber cuidar bem dos Oceanos. Apresentamos um mural com dimensão superior a 1 metro onde foram comunicados os resultados do projeto. Foi construído um mural tridimensional. O objetivo é demonstrar o tipo de resíduos encontrados, mais frequentes, mais insólitos, etc., bem como interpretar o tempo de degradação que teriam esses resíduos se permanecessem no mar/costa. O painel tem ainda outras informações como o nome e local (latitude e longitude), da praia escolhida, a contabilização e pesagem dos resíduos recolhidos, etc. Para além do Mural foi realizado um vídeo com a duração de aproximadamente 3 minutos, porque consideramos que o ensino deve pautar-se nas diferentes linguagens dando oportunidade ao aluno que ele próprio faça a sua leitura, analise e interpretação do mundo por aquela que considere mais significativa.
Descrição do Projeto:
1ª FASE – Realização de uma Candidatura na plataforma Eco Escolas ao projeto "BRIGADA #AMAR O MAR", que visa reconhecer e distinguir escolas que apresentem projetos realizados nas várias componentes curriculares. Posteriormente será alvo de análise, por um júri (Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE)); Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Pingo Doce), que avaliará se o Colégio Guadalupe será ou não merecedor, do Prémio. Todo este projeto tem por base num estudo elucidativo do tema a abordar, no sentido de consolidar matéria e, adquirir competências nos diferentes temas focados ao longo do ano letivo. Do mesmo modo, pretende-se criar sinergias de transversalidade com outras disciplinas, como por exemplo geografia, educação física, português, educação visual, ciências naturais, TIC, etc. Após a inscrição do projeto, “Brigada #AMAR o MAR” na Plataforma Eco Escolas, o Colégio Guadalupe candidatou-se para receber o kit #AMARoMAR, através do preenchimento de um formulário próprio e…. mãos à obra!
2ª FASE- A realização do projeto inicia-se com a pesquisa intensa dos alunos envolvidos no projeto, sobre o Tema em estudo. seguido da planificação do propósito da atividade e metodologia que levaram à realização do produto final (MURAL E VÍDEO), que irá a concurso, com outras escolas, no concurso Projeto “A Brigada # Amar o Mar”.
Metodologia: O grupo de alunos interveniente neste projeto retratou o tema sobre os Oceanos (potencialidades, recursos, poluição, etc.), através da realização de Debates, Palestras, visitas de estudo e recolha do lixo da praia da Fonte da Telha, etc., que demonstrou a importância, as causas e consequências para o homem e a permanência de vida no Planeta Terra se não cuidarmos dos oceanos como deveríamos.
3ª FASE – Culminará com a apresentação de um mural, seguido de um Vídeo de aproximadamente 2 a 3 minutos, onde os alunos explicarão a importância da manutenção dos Oceanos, para a continuidade de vida na terra, e as causas e consequências, para o Planeta Terra, se o homem não souber cuidar bem dos Oceanos. Apresentamos um mural com dimensão superior a 1 metro onde foram comunicados os resultados do projeto. Foi construído um mural tridimensional. O objetivo é demonstrar o tipo de resíduos encontrados, mais frequentes, mais insólitos, etc., bem como interpretar o tempo de degradação que teriam esses resíduos se permanecessem no mar/costa. O painel tem ainda outras informações como o nome e local (latitude e longitude), da praia escolhida, a contabilização e pesagem dos resíduos recolhidos, etc. Para além do Mural foi realizado um vídeo com a duração de aproximadamente 3 minutos, porque consideramos que o ensino deve pautar-se nas diferentes linguagens dando oportunidade ao aluno que ele próprio faça a sua leitura, analise e interpretação do mundo por aquela que considere mais significativa.
Logotipos do Colégio Guadalupe Referente ao Projeto” A BRIGADA # AMAR O MAR”.
Vídeo do Projeto “A Brigada # Amar o Mar” ( reportagem de todas asatividades realizadas).
https://youtu.be/-POBEz-aoyA
VID-20230523-WA0001.mp4
Fotos da realização do projeto ( Powerpoint anexo a esta síntese):
Fig.1-Palestra “literacia dos Oceanos” Fig.2-Visita de estudo ao Oceanário Fig.3- Recolha de lixo na praia da Fonte da Telha Fig.4- visita de estudo ao estuário do Sado observar os Golfinhos no seu habitat natural.
Implementação e objetivos:
Os Oceanos como instrumento de aprendizagem nas várias disciplinas como por exemplo em geografia e ciências naturais pode:
●Despertar a conscientização nos alunos, de acordo com o tema abordado no projeto;
●Saber analisar e interpretar vídeos, documentários etc. e, assim, aumentar a capacidade de perceção e valorização do ambiente em que todos nós vivemos;
●Estimular ações (os alunos podem e devem ver vídeos, documentários, ler notícias, etc. e a partir daí explorar/realizar determinadas ações)
●Possibilitar o conhecimento/reconhecimento do real e compreender os impactes socio/económicos nas regiões, quer a nível local, regional nacional ou mundial;
●Pretender quer através do estudo da temática sobre os Oceanos indicar-nos de que maneira podemos olhar a paisagem e levar o aluno a observar o mundo além da sala de aula;
●Compreender a importância dos oceanos cabendo ao professor (de Geografia, por exemplo) saber explorar essas diferentes facetas.
●Direcionar e possibilitar uma programação prévia, facilitando ou dificultando a interpretação do Planeta Terra;
●Reconhecer as diferentes situações socio económicas, observadas através do estudo dos Oceanos;
●Conhecer a composição dos resíduos, origens, causas e consequências;
●Induzir estratégias de intervenção/ação na escola e comunidade relacionadas com o tema.
Descrição do envolvimento da comunidade educativa e do impacto do projeto:
Este projeto pretende ser um trabalho formativo e informativo para os alunos, pais e população em geral, através da divulgação sobre situações, relacionadas com o nosso planeta e o ambiente e que culminará com a candidatura na Plataforma Eco Escolas, ao Projeto "Brigada # Amar o Mar", que visa reconhecer e distinguir escolas que apresentem um projeto de alerta para as questões do ambiente em geral e o do lixo marinho, em particular. O desafio consiste na monitorização e recolha dos resíduos na praia da Fonte da Telha; na comparação dos dados ao longo do tempo; na comunicação e apresentação dos resultados; no envolvimento da escola e comunidade em todo o projeto. Perceber as origens do lixo é um dos passos para agir na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. A monitorização e interpretação dos resíduos recolhidos na praia, deve suscitar o debate sobre as suas origens, bem como as alternativas possíveis.
Ajudar a resolver o problema do lixo marinho contribui ainda para preservar a biodiversidade do maior bioma da Terra – o Oceano -, uma vez que os resíduos são uma ameaça a diversas espécies que os confundem com alimento. Esta candidatura pode vir a possibilitar ao Colégio Guadalupe ser distinguido com um Prémio e reforçar o facto de ser uma Escola Eco Escolas.
Assim, ao longo do projeto foram realizadas várias iniciativas e atividades e em primeiro lugar foi feita nas aulas de (geografia e cidadania e desenvolvimento), uma pesquisa intensa pelos alunos envolvidos no projeto (7ºs anos e 12º ano), sobre o Tema em estudo, onde os alunos realizaram a planificação do propósito da atividade e metodologia para a realização do produto final (Mural e vídeo), seguido da construção de Power Points e vídeos, e apresentação oral dos mesmos em aula e de debates sobre o tema.
Em relação às atividades realizadas para reforçar e valorizar o projeto, no dia 22/03/23 foi realizada uma palestra dinamizada pela Câmara Municipal do Seixal, cuja oradora foi a mergulhadora Sónia Sousa Ell sobre a importância dos Oceanos, tipologia do lixo marinho etc. intitulada “Literacia dos Oceanos”. Na primeira parte da palestra, a mergulhadora evidenciou a importância dos tubarões para o Ecossistema marinho, o que provocou muito interesse nos alunos que questionaram muito a oradora, a qual respondeu com muito entusiasmo a todas as questões. Na segunda parte, a oradora falou do flagelo do lixo marinho para o ecossistema, evidenciando que a maioria do lixo que vai parar aos oceanos vem das nossas casas através da nossa casa de banho, quando deitamos pela sanita, para além do papel, cotonetes, pensos, cabelos, óleos etc. Mais uma vez, nesta segunda parte da palestra, os alunos questionaram muito e com muita simpatia viram as suas questões respondidas, proporcionando uma manhã divertida e onde os alunos tomaram consciência da importância de todos nós preservarmos os Oceanos e assim mantermos a vida na Terra.
Foram ainda, realizadas três visitas de estudo, uma ao Oceanário de Lisboa (dia 19/04/23) onde os alunos do 7º ano realizaram uma atividade para o 3º ciclo das alterações climáticas “GRAU A GRAU AVENTURA EM EBULIÇÃO” (jogo para evitar que a temperatura do planeta e do oceano, continue a subir) e os alunos do 12º ano, realizaram um Atelier para o Secundário, intitulado “2050 – O FUTURO É JÁ AMANHÔ.
No dia 24/04/23, as turmas do 3º ciclo (7º ano de escolaridade) e o secundário(12º ano),realizaram uma visita de estudo`a Praia da Fonte da Telha, esta atividade foi orientada pelos professores de geografia Ilda Paixão e Bruno Pataca de Educação Física e depois de ter sido escolhido o nosso objeto de estudo, a “Praia Fonte da Telha”, onde o grupo de alunos e professores durante a manhã ( na maré baixa), percorreram a praia, para apanhar o lixo marinho. O lixo que não é depositado corretamente é transportado pelos rios e ribeiras até aos oceanos, transformando-se em lixo marinho. O lixo marinho tem muitos impactos, quer para a fauna e flora marinhas, quer a nível social, económico e até na saúde humana. A gestão dos resíduos e, em particular do plástico, tem vindo a ser identificado como um dos maiores problemas globais dos nossos tempos. Esta visita de estudo teve a finalidade de que os alunos se apercebam das origens do lixo e assim haver uma maior sensibilização para agirem na mudança de comportamentos do dia-a-dia, optando por soluções mais sustentáveis e comportamentos preventivos que evitem o agravamento do problema. Assim, no local da monitorização (Praia marítima da Fonte da Telha), onde os alunos, professores acompanhantes, auxiliares etc., foram durante 4 horas:
• Recolher escolher e agrupar todos os resíduos recolhidos;
• Pesar e contabilizar os resíduos com base na tabela proposta;
Foi uma manhã de trabalho memorável para todos os envolvidos, em prol do Oceano.
Por fim, no dia 19 de maio foi realizada uma visita de estudo ao estuário do Sado, onde foi feito um passeio de barco, com a finalidade dos alunos e professores pudessem observar os Golfinhos no seu habitat natural. A viagem foi acompanhada por experientes biólogos marinhos que ajudaram na identificação de cada um dos golfinhos e na interpretação dos seus comportamentos e do meio envolvente. Durante a observação de golfinhos foi fundamental respeitar na integra as recomendações internacionais e regras do código de conduta, de forma a minimizar a perturbação e, por isso, foi pedido silêncio a bordo. Para além da visualização dos golfinhos também fizemos a passagem pelos pontos de interesse e monumentos históricos da cidade de Setúbal e da costa da Arrábida, com introdução histórica, descrição e algumas curiosidades sobre cada ponto/monumento.
MAIS DO QUE VER GOLFINHOS durante a atividade tivemos acesso a material explicativo sobre a população residente de golfinhos em Setúbal - Os Golfinhos do Sado; sobre os monumentos, o estuário do Sado e zona marinha adjacente. De referir que, como o grupo era grande (aproximadamente 100 alunos/professores), houve necessidade de organizar dois grupos e enquanto um grupo ia no passeio de barco e interagir com os golfinhos o outro grupo ficou no Parque Urbano de Albarquel, perto de uma praia fluvial, a conviver, jogar, na praia etc. Depois a seguir ao almoço, o grupo que foi de manhã andar de barco ficou no parque enquanto o outro grupo foi andar de barco para interagir com os golfinhos. Ainda durante a visita de estudo, os alunos foram divididos em grupos de 15 e os Biólogos dissecaram o peixe Pata Roxa ( da família dos tubarões), onde os alunos puderam observar e analisar o tipo de pele, orgãos, por e como respiram, o que a Pata Roxa tinha comido, etc.
De referir que foi um dia muito bem passado e divertido para todos os intervenientes, sendo uma autêntica aula ao ar livre.
À posteriori e depois de toda a informação recolhida, ao longo destes meses e sobre este tema, procedeu-se à construção de um Mural, cuja base é arredondada( forma da Terra) e onde foi construído uma escultura em forma de um peixe tridimensional feito com o lixo apanhado na Fonte da Telha (plástico, papel, garrafas de plástico, latas, prancha de bodyboard etc,), também se procedeu à realização de um vídeo, para documentar todas as iniciativas e atividades realizadas ao longo do projeto. De referir que, o Mural irá ser exposto no Colégio para que toda a Comunidade Educativa possa apreciar e tomar consciência da necessidade urgente de todos preservarmos o MAIOR BIOMA DO MUNDO “O OCEANO”.
“SE O PLANETA QUERES SALVAR, OS RESÍDUOS TENS DE COMEÇAR A SEPARAR”
Deixo aqui um especial agradecimento à Direção Pedagógica do Colégio Guadalupe, nas pessoas dos professores Paulo Conceição e Paula Freitas, que permitiram e facilitaram os meios para que se realizassem todas as iniciativas e atividades a que nos propusemos. Ainda um especial agradecimento à Câmara Municipal do Seixal, que apoiou esta iniciativa, promovendo uma palestra no Colégio Guadalupe, cuja oradora foi a mergulhadora Sónia Sousa Ell. Quero ainda agradecer a todos os alunos envolvidos, porque sem eles nada teria sido possível e, por fim, aos professores Bruno Pataca e Carla Alves que tão amavelmente participaram ativamente comigo nesta aventura.

Quilómetros percorridos (km):
2,5 Km de limpeza na praia.

Peso recolhido (kg):
77,3 Kg