Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Colégio Monte Flor (Oeiras)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
A escolha deste projeto veio ao encontro de um tema muito solicitado pelos alunos ao longo do ano passado. Foi um projeto com a duração de um mês e meio que envolveu os alunos do 3º e 4º ano (50 alunos).
Numa primeira fase, realizou-se uma pesquisa sobre o Lixo marinho e o seu impacto para o planeta. Posteriormente, ambas as turmas debateram o tema e cada grupo apresentou as conclusões das suas pesquisas. Foi também elaborada uma lista com o lixo que poderia ser encontrado na praia com o objetivo de se comparar com o material recolhido.
Na segunda fase, realizou-se a ação de limpeza de praia na Cruz Quebrada. Foram percorridos cerca de 1,5 km e recolhidos 8 sacos de lixo de 50 l. A grande variedade de lixo recolhido deveu-se também à utilização de peneiras e pás para apanhar os fragmentos de plástico mais reduzidos, sendo que foi com algum espanto e perplexidade que se constatou que uma enorme quantidade de plásticos tinha dimensões reduzidas e que, observando o areal, à primeira vista parecia estar limpo. Para a limpeza foi também usado material de proteção e recolha, como luvas, sacos, garrafas e garrafões.
Esta ação de limpeza decorreu em pequenos grupos, de forma a ser percorrido todo o areal da praia e sua área circundante. No final da limpeza, todo o lixo foi levado para o colégio, tendo sido posteriormente organizado, contado e pesado.
Na terceira fase, o lixo foi separado em categorias e tamanhos. Os alunos, em grupos, separaram, contabilizaram e pesaram todo o lixo recolhido na praia da Cruz Quebrada. Um grupo ficou responsável por recolher os registos dos grupos e registar na ficha de monitorização. Existiram algumas surpresas nos momentos da pesagem, uma vez que os alunos ficaram surpreendidos por terem apanhado uma grande quantidade de bolinhas pequenas de esferovite que, apesar das suas pequenas dimensões, têm um grande impacto ambiental. Esta foi uma atividade que permitiu de forma transversal trabalhar vários conteúdos matemáticos.
Na quarta fase, para concluir o projeto, os alunos pesquisaram o tempo de degradação dos materiais apanhados, sendo que perceberam que alguns, iriam demorar anos até desaparecerem, caso não fossem recolhidos. Os alunos ficaram radiantes e com a sensação de que contribuíram para um planeta um pouco menos poluído. Foi organizado um debate no qual se comparou a lista do lixo encontrado com o lixo que se pensava encontrar, sendo que os alunos apresentaram os resultados das pesquisas realizadas sobre o impacto do lixo nos oceanos e de como evitar/diminuir este problema. Ficou assim concluído que o principal lixo marinho é o plástico! Neste sentido, foi elaborado o mural que conta toda a história e processo deste projeto, pretendendo-se partilhar com toda a comunidade escolar uma mensagem de alerta para esta problemática. Como corolário deste projeto, elaborou-se ainda uma escultura com o lixo recolhido para expor na festa final do ano letivo, em conjunto com o mural. A escultura intitula-se de “A onda de lixo” e tem como objetivo chamar à atenção para este flagelo do nosso planeta e a importância das nossas ações para diminuir a poluição e proteger as espécies marinhas.
“O mar está poluído, o lixo a boiar, se queremos ajudar o mar temos que limpar.”
Este foi um projeto de extrema importância na formação das nossas crianças, uma vez que estas são os principais agentes de mudança capazes de transformar o futuro.

Quilómetros percorridos (km):
1,5