Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Colégio de Nossa Senhora do Rosário (Porto)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
Além de enquadrada no projeto “Brigada AMARoMAR”, esta atividade também se incluía na ação “Praia sem plásticos” do Plano de Educação-ação para a sustentabilidade 2022/23, sendo que, em todas as suas fases a atividade teve o apoio da Câmara Municipal do Porto, que assegurou o apoio logístico através de articulação entre serviços municipais e outras entidades envolvidas.
Numa primeira fase os alunos voluntários assistiram a uma sessão informativa e de preparação, onde além de terem sido abordados os aspetos logísticos e técnicos da ação de limpeza, foi também discutida a temática dos resíduos nos oceanos e dos seus impactos. A ação de limpeza de praia teve lugar dia 18 de abril, na praia do Molhe, no Porto. Esta envolveu cerca de 26 alunos do ensino básico e secundário, na sua maioria delegados ambientais. Posteriormente, os alunos participantes analisaram e discutiram os resultados da ação, numa sessão com técnicas ambientais do Porto, que os orientaram na possível origem dos resíduos encontrados e em medidas a adotar de forma a mitigar os seus efeitos.
Finalmente, foram construídas pelos Delegados Ambientais de ensino secundário uma infografia e apresentação multimédia, que foram utilizadas para divulgar a ação de limpeza e suas conclusões às turmas de ensino básico e secundário.

Quilómetros percorridos (km):
0,5