Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Básica Dr. Carlos Pinto Ferreira (Vila do Conde)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
O Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, da Junqueira, Vila do Conde, promoveu, nas últimas semanas, várias iniciativas com o objetivo de sensibilizar os alunos para a problemática do ambiente e para a necessidade de cuidar do planeta.
De acordo com o agrupamento, “os plásticos estão em todo o lado. Em 2020, foram produzidas 367 milhões de toneladas de plástico”. Lembra ainda os microplásticos já são encontrados no mar profundo e são incorporados em diferentes cosméticos e produtos de higiene de uso diário, pelo que “o impacto dos microplásticos na nossa saúde também não deve ser ignorado, de realçar que até já foram detetados em amostras de sangue humano”.
No dia 22 de março, o Dr. Luís Vieira (investigador do CMIIA) realizou uma palestra, para todos os alunos do 8º ano, intitulada "Lixo Marinho e Microplásticos: Impactos e Soluções".
No dia 19 de abril, a equipa do projeto Maelstrom H2020 do CIIMAR organizou uma ação de limpeza de praia em conjunto com o Agrupamento de Escolas Dr. Carlos Pinto Ferreira, com a colaboração do CMIA Vila do Conde, ação que contou com a participação dos alunos do 8º ano.
“Entre os 65 kg de resíduos recolhidos, em apenas 45 minutos, mereceu especial atenção um pacote de batatas frita” cuja validade terminava em setembro de 1992. “Que melhor lição haveria para ilustrar a persistência e o impacto deste material no ambiente do que esta?”, questiona o agrupamento.
As atividades continuaram com trabalhos nas diversas disciplinas, como por exemplo “slogan humano, realizado em colaboração com o projeto Atlantida do CIIMAR, para assinalar o Dia da Terra”.
Os alunos do 8º ano realizaram cartazes informativos, e de alerta, sobre as ações humanas e as suas consequências nos oceanos, tendo elaborado várias exposição, uma exposição ocorreu na escola básica do 1º ciclo acompanhada de alguns jogos didáticos, de forma a sensibilizar os alunos do 3º e 4º ano para o problema de contaminantes como os plásticos.

Quilómetros percorridos (km):
0,2