Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola EB 2,3 José Cardoso Pires (Amadora)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
O grande mérito da nossa escola foi o envolvimento dos alunos do Clube Scientia vulgaris em todas as etapas do processo, desde a comunicação com as autoridades responsáveis, à planificação e concretização das diferentes etapas. Os alunos começaram por praticar a recolha de lixo dentro da sala de aula com a atividade "Lixo ou não lixo? Eis a questão...", onde perceberam que o que é natural e não processado pelo Homem pode permanecer no areal. Depois, passaram à ação no recreio da escola e efetuaram, pelo menos, duas limpezas do recinto com contabilização dos diferentes tipos de materiais encontrados. Os mais velhos (8ºano) redigiram os emails para o Município de Oeiras e para a Capitania do Porto de Lisboa. Os alunos do 7º ano, fizeram cálculos matemáticos e dividiram o areal em 5 áreas. Formaram as equipas, tentando que estas fossem homogéneas. Os mais novinhos (5ºano), dividiram o sisal em secções de 50 e 100m, para facilitar a divisão das áreas no areal. No dia da visita foram pontuais e assíduos e mostraram-se muito envolvidos na recolha do lixo e respetiva contabilização. Contaram com a preciosa colaboração de dois elementos da ABAE. Já no regresso à escola, foram elementos ativos na separação, contabilização e pesagem de todos os resíduos, colocando os de menores dimensões em sacos de plástico, para posteriormente serem utilizados na construção do mural. Deram a sua opinião relativamente ao layout dos cartazes (Canva) e ajudaram na sua elaboração. Foram elementos preciosos na montagem e dinamização da exposição "Um Mar de Lixo". Guiaram colegas, professores e encarregados de educação pelas atividades dinamizadas e deram explicações sobre o projeto "Brigada #AMAR o MAR" em que participaram.

Quilómetros percorridos (km):
1,5