Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola EBI da Torreira (Murtosa)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
As atividades do projeto #AMAR o MAR decorreram ao longo do ano letivo, nas aulas de PLOGGING de Educação Física e tiveram grande receptividade. Cada uma das 9 turmas do 2º e 3º ciclo fizeram duas visitas à praia para recolha de resíduos, nos respetivos tempos letivos da turma. Os resíduos tiveram de ser acumulados em dois contentores de lixo, cedidos exclusivamente para esta atividade pela Sr.ª Vereadora do Ambiente da Câmara Municipal da Murtosa, devido ao acumular de material recolhido nas diversas limpezas de praia.
No mês de maio, foi feita uma exposição com o material recolhido no átrio principal da escola, ponto de passagem de toda a comunidade escolar.
A 31 de maio, na Caminhada pelo Coração da EB da Torreira, toda a comunidade irá conhecer e fazer plogging, e acrescentar um pouco mais os resíduos acumulados.
Esse resultado será dado a conhecer à comunidade pelas redes sociais.
Posteriormente, esta exposição será apresentada no Posto de Turismo da Praia da Torreira, a pedido da Sr.ª Presidente da Junta de Freguesia.
Conclusões
Foi surpreendente a quantidade e a tipologia dos resíduos acumulados.
Uma curiosidade com que nos deparamos foi o facto de a partir de maio, os locais habituais onde as turmas exerciam a atividade de plogging passaram a ter menos resíduos, fruto da atividade de limpeza de praia realizada pelos autocaravanistas, muito frequentes nesta área. Esta atitude revelou-se encorajadora para os nossos alunos e respetivas famílias.
Avaliação
Muito bons resultados a nível do interesse e empenho dos alunos e professores/educadores. e Muito bom nos resultados obtidos com a campanha.
Todos os participantes manifestaram interesse em continuar a exercer Plogging durante a paragem letiva e dar início a novas atividades assim que iniciar o próximo.

Quilómetros percorridos (km):

Peso recolhido (kg):