Brigada #AMARoMAR 2022/23 | Trabalhos

Escola Básica da Benedita (Alcobaça)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Mural de apresentação dos resultados:

Síntese descritiva de como decorreu o projeto:
No projeto participou uma turma de 26 alunos, 14 rapazes e 12 raparigas com idades compreendidas entres os 11 e13 anos.
Realizou-se uma primeira sessão de preparação com a bióloga da Câmara Municipal de Alcobaça - Sabina Alves sobre como se iria proceder a ida à praia e a tipologia dos lixos que se iriam encontrar.
Na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, os alunos fizeram pesquisas em pequenos grupos sobre o lixo marinho, designadamente os plásticos e microplásticos e as consequências destes nos ecossistemas marinhos.
No dia 7 de junho, decorreu a ida à praia da Polveira para a limpeza da mesma. A turma foi dividida em grupos e cada um ia recolhendo e registando os dados. O lixo recolhido foi separado, contado e deixado na praia, em local próprio para ser recolhido pelas entidades responsáveis. Para a escola, os alunos trouxeram amostras possíveis do lixo recolhido; muito material proveniente de construções como tijolos e afins ficaram também em local combinado com a câmara para recolha.
Na escola, a professora responsável /DT reuniu com os grupos, já em modo voluntário, dado que já não haveria mais aulas de Cidadania e cada um dos porta-vozes dos grupos ficou responsável por recolher os dados dos restantes e avaliar a quantidade recolhida para elaborarem o painel.
O painel foi montado pelos porta-vozes dos grupos, em colaboração com os restantes elementos.
A divulgação dos resultados está bem visível para toda a comunidade educativa, pois está à entrada da escola. Durante a vivência da recolha e em reunião extraordinária com a turma, a professora responsável avaliou o impacto da ação junto dos jovens, tendo-se verificado a sua preocupação quanto à constatação da quantidade de lixo, em particular plásticos e microplásticos, existentes na orla marítima e vindos do mar provenientes da ação humana.
Essa preocupação está ilustrada no mural, através do apelo "Vamos proteger os oceanos" . Embora o timming da ação, por razões inimputáveis a qualquer das partes, tivesse sido muito em cima do final do ano letivo, não tendo sido possível, por exemplo, aplicar os questionários; por outro lado, dada a proximidade das férias de verão, permitirá que este apelo de proteção e não poluição das praias tenha maior impacto. O mural, considerado bastante apelativo, foi publicado nas redes sociais do agrupamento, o que permitirá uma maior difusão e sensibilização para a não poluição das praias e, por consequência, dos oceanos e mares.

Quilómetros percorridos (km):
2km