Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Profissional Gustave Eiffel (Entroncamento)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Trilho@EPGE

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
30minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Mapa dos sentidos de sensibilização e informação Biodiversidade existente no Campus Académico da Escola Profissional Gustave Eiffel, polo do Entroncamento

Temas das Estações:
Observa....Observar e desenha uma carruagem, património ferroviário, existente no Campus,
Cheira...Jogo de olfatos no jardim das aromáticas, existente no Campus,
Escuta...Em silencio escuta o BZzz BZZZ num dos Hotéis de Insetos, existente no nosso Campus,
Toca....Toca na casca do eucalipto, com cuidado e apoio na corda sobe árvore e espreita a caixa ninho de Chapins (observa a vida desta estação!),
Abraça....Dá um abraço numa azinheira existente no nosso Campus,
Prova....Prova as águas aromatizadas e descobre as ervas aromáticas e frutos, do pomar existente no nosso Campus, que aromatizaram as águas, e enche os recipientes com a identificação correta sem desperdiçares a água,
Respira...Traquiliza-te numa sombra e lê uma parte de um livro existente na Biblioteca de jardim, existente no Nosso Campus

Fichas de Estações:

Autores:
Gonçalo Sousa, Rui Rodrigues, João Pinho, Filipe Gonçalves, Vitor Caetano, Mariana Martins, Leonor Alves, Professores responsável pelo projeto Nuno Galrinho, Ana Correia, Sergio Henriques.

2 - Memória Descritiva

A participação neste projeto, teve como grande inspiração a envolvente rica em biodiversidade que caracteriza o nosso Campus Académico. Este ano, foi tempo de dar “atenção” ao que nos rodeia , aqui tão próximo de modo diário, Com este trilho, pretendeu-se alertar todos os nossos sentidos para o que normalmente nos passa de modo despercebido , por estar aqui tão próximo todos os dias, AINDA. E este ainda, foi um alerta para todos nós, para as mudanças de rotinas de modo a garantir todos estes ecossistemas e de modo alagrado à sustentabilidade mundial.
Ainda, sendo notório a marca da história dos caminhos de ferro em Portugal, com a localização de antigas carruagens, e outras que já retiradas para o Museu Nacional Ferroviário, ainda deixaram seus carris nas nossas zonas ajardinadas, no nosso Campus Académico, tendo sido durante muitos anos , lugar de formação dos aprendizes da atividade da ferrovia.
Por tal também este tema patrimonial revestido de elevada importância para o conhecimento da evolução histórica da nossa cidade, Entroncamento, e até do país a partir de meados do século XIX, por via do desenvolvimento das vias de comunicação, maioritariamente ao meio ferroviário, estimulou a definição e registo deste trilho no interior do nosso Campus Académico.
Com temas diferentes e revestidos da riqueza anteriormente escritas, pode motivar um conjunto de trabalhos transversais a múltiplas unidades de formação dos cursos ministrados nesta escola ao longo de todo o ano letivo em associação com materiais reutilizados nas diferentes dinâmicas /jogos propostos em cada estação, como por exemplo a Educação Física, Desenho , Ambiente , Higiene e segurança no trabalho, Integração e Cidadania e Mundo Atual e Serralharia mecânica.
Este projeto, visou complementar um conjunto de iniciativas de mudança de rotinas e hábitos de vida saudável, com a prática de exercício físico assim como estimular atividades no exterior.
Espera-se com este trilho poder abrir a possibilidade a outras comunidades escolares da região.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: