Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Básica do Ave (Póvoa de Lanhoso)

1 - Identificação do Trilho

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Eco-Caminhada Solidária_EB do Ave

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
8 km

Duração aproximada:
2 horas

N.º de postos/estações/paragens:
5

Tema do Trilho:
LAÇOS QUE ABRAÇAM O VERDE... (EB) AVE ATÉ AO CARVALHO DE CALVOS

Temas das Estações:
Saída da EB do Ave cujo lema do seu Eco-código é Ser ECO é que está a dar... ajuda a ajudar!...
Laços com...
(...o Rio Ave, com o Santuário de Nossa Senhora de Porto D`Ave)
Água
Laços com a Educação...
... "Eco-clubes", Eco-Jardins de infância, o Eco-Agrupamento,...
Energia
Laços com...
... o Património cultural da região
Resíduos
Laços com...
... a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso (CMPVL)
Biodiversidade
Laços com o Centro de Interpretação Carvalho de Calvos (CICC)...
... Sustentabilidade
Ser ECO é que está a dar...

Fichas de Estações:

Autores:
Ana Isabel Fonseca, Cecília Cardoso, Manuel Joaquim Araújo e equipa da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso (incluindo a do CICC).

2 - Memória Descritiva

Memória Descritiva:
A nossa Eco-Caminhada Solidária até ao Centro de Interpretação Carvalho de Calvos já começa a ser tradição, embora a pandemia tenha condicionado o nosso trabalho.
Este ano, alunos dos 5º, 6º e 7º anos tencionavam participar na iniciativa, contudo, os do 6º ano, apesar de terem dado o seu contributo para a mesma, não puderam participar nesta aventura devido ao facto de outra atividade não poder ser reagendada.
Professores, alunos e técnicos especializados dos 5º, 6º e 7º anos participaram de forma mais ou menos ativa na preparação da Eco-Caminhada Solidária da Escola Básica do Ave até ao Centro de Interpretação Carvalho de Calvos - Laços que unem o verde..." que teve lugar no dia 7 de junho. O destino escolhido relaciona-se com os "Laços que unem a EB do Ave com um dos seus parceiros Eco-Escolas - CICC" onde se encontra o antiquíssimo e magnífico Carvalho de Calvos, conhecido a nível nacional, europeu e até mundial. O percurso foi escolhido tendo em conta a faixa etária dos alunos, pelo que pode considerar-se de dificuldade média. Sempre que possível, optou-se por trilhos com sombra, vias com bermas e/ou passeios e com pouco trânsito. Claro que o apoio da GNR é importante para atravessar três pontos do percurso, assinalados num dos anexos.
Esta Eco-Caminhada Solidária reuniu brinquedos, jogos, vestuário,... para o Espaço Sorrisos Solidários da Escola, promovendo a solidariedade,... Para além disso pretendeu criar hábitos de vida saudável, ao nível da atividade física e da alimentação; promover a partilha de ideias e de saberes; respeitar as orientações; desenvolver o espírito crítico, a autonomia e a iniciativa; participar em momentos de convívio entre a comunidade educativa e agir com respeito pelo outro e pela Natureza.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: