Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão (Portimão)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Trilh 'd 'Arens

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
2,01 Km

Duração aproximada:
1hora e 18 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Ecossistema das Arribas

Temas das Estações:
1- O que é ser autóctone ou invasor?
2- O mar importa para a nossa terra?
3 -Como seria o Portimão do antigamente?
4 - O que se pode comer e utilizar?

Fichas de Estações:

Autores:
Equipa da Sustentabilidade, Turma de TCP3 , Associação "A Rocha"

2 - Memória Descritiva

A Equipa da Sustentabilidade decidiu desafiar a turma de TCP3 e convidar a Associação “A Rocha” para a criação do Eco Trilho 22-23.
Das ideias propostas decidiu-se optar por de João d’ Arens.
Situado junto à costa, no Concelho de Portimão, João d’Arens é conhecido por ser um dos lugares mais emblemáticos da cidade.
Com uma janela espetacular sobre o mar podemos ainda apreciar todo o espaço envolvente onde existem plantas autóctones, onde as plantas invasoras estão cada vez mais a tentar ocupar espaço, onde podes observar toda a biodiversidade de fauna e flora existente, onde podes recolher as ervas aromáticas que podes trazer para colocar nos pratos que confecionas.
Ficaram também a saber algumas curiosidades concretamente que as cenouras e alcachofras primitivas que ali crescem livremente são as que há centenas de anos deram origem às que atualmente usas na tua cozinha.
Também podes observar e erosão marinha que foi acontecendo com toda a costa de Portimão ao longo dos anos, as alterações que toda esta costa sofreu.
Também podes observam espécies marinhas que nidificam nas rochas, a sua importância neste habitat natural
Todos estes fatores contribuíram para ser esta a zona escolhida para o trabalho deste ano.
As disciplinas envolvidas foram Nutrição e Diatética, Matemática e Educação Física.
Foi convidada uma escola de um concelho vizinho a participar nesta atividade.
Durante o percurso foi feita uma recolha de lixo para deixar este espaço mais cuidado.
No final todos saborearam um magnifico lanche preparado pela equipa.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: