Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola EB Jugueiros (Viseu)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Trilho - EB de Jugueiros

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:
2h 30 min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
“Aprender em ambiente natural: A água”

Temas das Estações:
Estações
1- "Recicla-o-Trilho"
2- Atividade Física
3- "Sustentabilidade"
4-"Ecossistema"
5-Reciclagem
6- "Biodiversidade"
7- Água
8-Atividade Física
9- Atividade Física
10- Água

Fichas de Estações:

Autores:
Maria do Carmo Vaz Nunes Dias dos Santos
Graça Maria Rodrigues
Bruno Lima
Natália Estevão

2 - Memória Descritiva

Memória : Dado que esta escola se situa no meio urbano, constata-se que os alunos passam muito tempo em espaços fechados (transporte/casa/escola), desenvolvendo poucas atividades ao ar livre. Por conseguinte, a escola decidiu proporcionar-lhes outras formas de usufruir de uma vida mais ativa, aproveitando uma mais-valia no centro desta cidade, que é o Parque Aquilino Ribeiro. Originalmente, tínhamos programado esta atividade para o Parque do Fontelo, todavia por motivos alheios à nossa vontade, tivemos que alterar o local.
Como se aproxima o final do ano letivo, é possível realizar um trabalho transdisciplinar, envolvendo todos os alunos nesta atividade lúdico-pedagógica em ambiente natural.
Como se aproxima o final do ano letivo, é possível realizar um trabalho transdisciplinar envolvendo todos os alunos nesta atividade lúdico-pedagógica em ambiente natural.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: