Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Profissional Agrícola Conde São Bento (Santo Tirso)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento 2023

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Água

Temas das Estações:
1ª Estação Observação de árvores
2ª Estação Identificação plantas no claustro
3ªEstação Biodiversidade e procura de insetos
4ªEstação Observar fauna e flora. Pesquisar biodiversidade.
5ªEstação Sentar, desfrutar e refletir
6ªEstação Identificar esculturas de pedra

Fichas de Estações:

Autores:
Clube de Eco-Escolas

2 - Memória Descritiva

Este projeto foi realizado com intuito de envolver os alunos da escola e do clube Eco-escolas para o conhecimento das fontes da escola e compreender a importância que a água sempre teve para o Homem e a sua influência na conceção e gestão dos espaços da quinta do Mosteiro de São Bento.
Por outro lado, procurou-se que os alunos percecionassem a repercussão que as fontes de água têm na biodiversidade envolvente a esses espaços, e que transmitissem aos visitantes deste trilho essa perceção.
Os alunos envolvidos neste projeto frequentam o 10º ano do curso Profissional Técnico de Agropecuária e do curso Profissional Técnico de Jardinagem e Espaços Verdes e procuraram obter informação através de pequenas pesquisas sobre a importância da água nos mosteiros Beneditinos. O envolvimento da maioria dos alunos foi considerado bastante satisfatório.
Na escolha dos locais para a realização do percurso procurou-se evidenciar as fontes existentes na quinta do Mosteiro de São Bento
O percurso feito passou por alguns sítios já trilhados noutros percursos, procurando dar continuidade ao muito que há ainda a explorar.
O eco- trilho vai ser utilizado posteriormente nas visitas realizadas na escola.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: