Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola S/3 de Santa Maria da Feira (Santa Maria da Feira)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trllho_Escola_Secundária_Santa _Maria _Feira

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
6,58Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
No caminho da água

Temas das Estações:
1 - Observação da biodiversidade ao longo do rio Cáster nos Passadiços do Cáster;
2 - Castelo de Santa Maria da Feira;
3 - Quinta do Castelo;
4 - Museu Convento dos Lóios e Museu Arqueológico;
5 - Praça da República;
6 - Estádio Marcolino de Castro.

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 7º F e seus professores.

2 - Memória Descritiva

O projeto Eco-Trilho desenvolvido pelo 7º F da Escola Secundária de Santa Maria da Feira é uma proposta inovadora que visa promover a consciência ambiental e o contacto direto com a natureza, através da criação de um percurso ecológico na região de Santa Maria da Feira. O objetivo principal do projeto é sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a importância da preservação ambiental, destacando a riqueza natural e cultural da região. Para atingir esse objetivo, foram realizadas diversas etapas e atividades durante o desenvolvimento do Eco-Trilho. Todas as disciplinas contribuíram de acordo com as suas características para o desenvolvimento deste projeto, que constituiu também o projeto interdisciplinar de turma, tendo ainda a colaboração do Eco-escolas e de várias instituições locais. Inicialmente, foi feito um estudo minucioso da área de Santa Maria da Feira, identificando os recursos naturais, pontos de interesse e potenciais impactos ambientais, dando ênfase à água e ao seu pape. Com base nesse estudo, foi definido o percurso do trilho, levando em consideração a acessibilidade e a diversidade de ecossistemas presentes na região. Foram efetuadas visitas aos locais para recolha Eco-trilho Santa Maria da Feira – No caminho da água 2 de informação tendo-se, desta forma, promovido o contacto entre os alunos e as instituições locais. Foram criados pontos de interesse ao longo do Eco-Trilho, que proporcionam uma experiência enriquecedora aos visitantes, permitindo a contemplação da natureza e a aprendizagem sobre os recursos hídricos, sobre a fauna, flora e história local. Para a promoção do Eco-Trilho, foram desenvolvidos materiais de divulgação, como fichas de estação e folhetos que apresentam informações sobre o percurso, os pontos de interesse e as atividades educativas relacionadas com o projeto. O projeto Eco-Trilho realizado pelo 7º F representa uma iniciativa sustentável e educativa, que visa a preservação do meio ambiente e o estímulo ao turismo ecológico na região de Santa Maria da Feira. Através deste projeto, esperamos despertar o interesse e o cuidado pela natureza, formando cidadãos conscientes e comprometidos com a sustentabilidade.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso: