Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Quando nos inscrevemos na atividade Recreios com Vida, a turma B do 5º ano, da EBS Professor Ruy Luís Gomes, já tinha iniciado o Projeto de Cidadania e Desenvolvimento. Que assentou, fundamentalmente, no Direitos Humanos e nos Direitos da Criança, tendo partido da necessidade de "colorir a Escola" e melhorar o espaço de recreio. Os alunos acharam a escola demasiado "cinzenta" e, após entrevistas aos familiares e amigos, que já tinham frequentado a escola, decidiram que podiam mudar os intervalos, que eram apenas de futebol, correria e telemóvel. Há que referir que dois elementos desta turma se deslocam em cadeira de rodas.
Pesquisamos jogos “seguros” para criar no recreio e, no Museu Etnográfico da Madeira, encontramos o formato da Macaca que encaixava perfeitamente nas nossas necessidades. Trabalhamos medida, traçados geométricos e comunicação visual. Aprendemos a consultar as previsões meteorológicas, para programar e proteger as nossas pinturas. Analisamos e demos mais importância ao conceito AMIZADE, e, mais importante que tudo, divertimo-nos muito.