Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Memória descritiva- Recreios com Vida
Número de alunos envolvidos: 40 alunos
Nível de escolaridade: 2º ciclo
Número e tipo de atividades realizadas: dois jogos diferentes - Jogo do galo e jogo do Mata sem campo
Frequência: uma vez por semana
O desafio foi lançado aos alunos do 5ºA numa aula de Fórum e Tecnologia porque verificamos que muitos alunos da turma e outros da escola iam para os recreios para estar agarrados aos telemóveis com jogos online ou a telefonar constantemente para os pais.
A funcionária do Pavilhão A elaborou o jogo do galo com materiais reciclados (tampinhas de plástico) que fomos usando em diversos momentos no recreio.
Criou-se a Brigada dos Recreios do 5ºA que iniciou o trabalho com a escolha dos jogos a realizar. Os alunos pesquisaram na Internet e escolheram 6 jogos. Formaram 6 grupos de trabalho e elaboraram as regras dos 6 jogos (Jogo das damas, jogo de saltar à corda, jogo do galo, jogo do mata sem campo, jogo do reflexo e jogo do reloginho). Foi feito um trabalho de articulação com as aulas de Português.
De seguida elaboraram o plano de atuação para convidar os colegas no recreio. Escreveram um texto que circulou por algumas turmas, informando sobre o projeto e convidando os alunos para os jogos no período de recreio.
Fizeram um plano de ocupação com datas, horas e jogos a implementar.
Procuramos uma periodicidade de 1 vez por semana. Tiveram de selecionar 2 jogos para poder implementar juntos dos colegas de outras turmas no recreio, a saber: o Jogo do galo e o jogo do Mata sem campo. Envolveu-se na dinâmica a turma do 5ºB contígua à do 5º A.
Recolheram testemunhos junto de dois alunos voluntários do 5ºA e outros dois do 5ºB.
Montaram um um pequeno vídeo com os testemunhos recolhidos.
No final entregaram prémios aos vencedores de cada jogo.