Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica São João de Deus (Montemor-o-Novo)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
A Escola Básica S. João de Deus de Montemor-o-Novo, participa na atividade “ Recreios com Vida” com os alunos do 5º ao 8º anos de escolaridade e integra este desafio num projeto da autarquia “ Cuidar”, cujos objetivos já apresentámos.
O desafio de dar Vida aos nossos recreios, assenta em várias atividades de ocupação de recreios e tempos livres dos nossos alunos tais como: limpar os espaços exteriores, fazer jogos de movimento, atividade lúdicas, espaços musicais e de dança, pintura artística e mural ou lanches de fruta,( em que para além de jogos temáticos é oferecida fruta aos alunos) são algumas das atividades de que os nossos alunos podem usufruir e participar, criando assim um espaço de preservação e pertença do recinto escolar, pois a escola é a sua segunda casa. O facto de os alunos participarem nos recreios com atividades interessantes e dinâmicas é também um contributo para diminuir o uso excessivo de telemóveis.
Queremos alunos motivados e felizes daí a importância deste projeto, que conta cada vez com mais participantes onde a integração desafio “Recreios com Vida” tem sido uma mais valia.
Achamos que o recreio é muito importante, no que toca às relações sociais e às capacidades de aprendizagem.
Estudos sugerem que as pausas para o recreio favorecem não só a capacidade de aprendizagem dos conteúdos escolares, mas também o desenvolvimento físico-motor e social.
Como tal, achamos extremamente importante dinamizar atividades em que os nossos alunos sejam os principais intervenientes e o desafio ” Recreios com Vida “é um forte contributo.