Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
A Brigada Recreios com vida foi dinamizada pelos 19 alunos da turma do 4ºD, ao longo das várias semanas, regularmente, a partir do início de março - 2 a 3 vezes por semana também nas AEC.
Dinamizou-se a dança/movimento ao ar livre, no recreio, entre alunos e comunidade educativa, no recreio da escola para comemorar o dia Eco-escolas e outros momentos: 21 de março com a chegada da primavera, recebemos uma delegação da Liga Portuguesa Contra o Cancro da Mama para receber, da mão dos alunos e comunidade educativa, 159 “Almofadas do coração” e, no passado dia 18de maio aquando da receção de um grupo de idosos, na nossa escola.
O jogo do ovo, inicialmente como apresentação/partilha aos colegas do 3ºano, posteriormente, com a participação de todos os que o desejassem, nos intervalos que antecedem as AE, único momento livre, em que toda a comunidade escolar está em contato (devido a diferença de horários).
Canção de roda – Lá vai uma, lá vão duas – por ser um jogo tradicional que promove aos alunos momentos de partilhas divertidas e lazer no recreio; é um jogo colectivo que envolve todos os alunos (não há limite de participantes); Promove a coordenação, atenção, o respeito pelos outros, o ritmo e sobretudo o divertimento colectivo.
Apresentamos o jogo ao grupo sénior que nos visitou e ficou a vontade de regressarem para o jogarem connosco e partilharem outros de que tenham memória.
O jogo causou tanto impacto nos alunos das diferentes turmas que, em todos os momentos de atividade livre, há sempre um grupo a jogar e a introduzir novas variantes.
Não nos foi possível identificar a brigada com os coletes devido à sua chegada tardia à escola, mas tiramos uma foto do momento, já no final do mês.