Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Casa Vera Cruz (Aveiro)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A sala amarela é composta por 18 elementos de crianças do pré-escolar da Casa Vera Cruz, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos e idade.
Quando este desafio foi lançado ao grupo foram tomadas algumas decisões: o local a realizar, os jogos a executar e os materiais necessários à elaboração dos mesmos.
Os locais escolhidos foram dois: recreios (grande e pequeno) e Rua do Gravito, uma rua de coexistência que envolve o nosso pré-escolar e onde gostamos de brincar. São várias as iniciativas realizadas nessa rua: desfile carnaval, comemoração dia mobilidade sustentável com bicicletas e trotinetes, realização de peças de teatro, etc.
Portanto, as crianças foram experimentando alguns jogos tradicionais no espaços exteriores ao longo do ano letivo, principalmente nos recreios. No entanto, depois as crianças mostram a vontade de ir para a Rua brincar aos Jogos tradicionais como se fazia antigamente no tempo dos nossos pais e avós. Foi então, que organizamos o dia de brincar na rua aos jogos tradicionais. As crianças escolheram três jogos de sua preferência: Jogo do Ovo e da Colher; Jogo das Latas e Jogo dos sacos. Também endereçamos um convite a uma mãe para realizar o aquecimento antes dos jogos, que prontamente aceitou.
Realização de três Jogos:
1- jogo da colher e do ovo;
2- jogo das latas
3- jogo dos sacos
O grupo de crianças construiu alguns dos materiais a utilizar nos jogos: latas decoradas; bolas de trapos cheias com tecidos, lãs, etc. Elaboração e decoração das medalhas de participação. Estes jogos foram construídos tendo em atenção a reutilização de materiais e gastos.