Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O Projeto “Recreios com Vida” foi implementado na EB nº1 de Arganil durante o 2º e 3º período com uma periodicidade semanal – todas as 4ª feiras.
O nosso projeto consiste na realização de atividades, jogos e dinâmicas no espaço exterior do recinto escolar com o objetivo de diminuir a importância dada a alguns desportos, nomeadamente ao futebol, por parte dos rapazes.
Pretendemos, com a organização desta atividade, promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar, procurar envolver todos os alunos da escola, implementando uma prática inclusiva.
A dinâmica implementada recaiu em jogos tradicionais como a macaca, jogo da corda, saltar à corda, jogo do burro, jogo da malha, arcos, jogo das andas, etc.
Recaiu, também, na dinamização do ténis de mesa, dos matraquilhos ou dos alvos com bolas.
Quanto ao jogo criado para os «Recreios com vida», as turmas responsáveis pela dinamização desta atividade criaram a «PESCA AO PLÁSTICO».
O jogo é muito simples. Um grupo de pescadores, preocupados com a poluição do mar e com os malefícios que isso provoca no ambiente marinho, nomeadamente nos peixes que acabam por também absorver os microplásticos, resolveram ir à pesca do plástico.
O objetivo é pescar o máximo de plástico possível de modo a livrar os oceanos desta praga.
Relativamente à dinamização das atividades destacamos:
• No dia destinado à atividade, as Assistentes Operacionais e a Técnica da autarquia fazem a montagem de todos os materiais e equipamentos nas respetivas áreas de jogo.
• As áreas de cada jogo foram previamente definidas pela equipa de alunos, professores e Assistentes Operacionais.
• Ao intervalo, cada turma é encaminhada para uma ou mais áreas de jogo, tendo a mesma um professor, um aluno ou uma AO a supervisionar.
• Ao fim de 10 minutos numa área, os alunos rodam para a área seguinte e, assim sucessivamente.
• Na próxima semana encaminham-se para a área seguinte e, desta forma, podem participar em todas as atividades.
Com a implementação destes jogos conseguimos levar os nossos alunos a reconhecerem a importância dos jogos tradicionais de modo a serem praticados e não esquecidos, motivar os agentes educativos a desenvolverem estratégias para a inclusão de todos os alunos e proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação nos nossos recreios.
Responsáveis:
1. Professores dinamizadores - 3
• Maria Manuela Silva – 2ºB
• Raquel Cartas e Carla Oliveira – 2ºA
• Jorge Silva – coordenador
• Jogo novo «PESCA AO PLÁSTICO»
2. Professores orientadores – 7
• Jogos de roda
• Jogo das andas
• Matraquilhos
• Ténis de mesa
• Bola ao alvo
3. Clube Girassol - 1
• Aurora Martins:
• Jogos da corda
• Jogo do burro
• Jogo das latas
4. Assistentes Operacionais - 8
• 3 jogos da macaca no chão
• 6 pares com arcos
• 6 jogos com raquetas de praia
• 6 jogos com raquetas de badmington
5. Brigada Recreios com vida - 8
• 8 alunos por dia
• Registo do nº de alunos por atividade
• Grelha de registo A4
• Registo posterior na cartolina
6. Materiais utilizados
• Matraquilhos
• Mesa de ténis de mesa
• Cordas individuais
• Cordas coletivas
• 3 pares de andas
• 10 arcos
• Malhas de borracha e plintos
• Jogo do burro
• Mesa, latas e bolas de trapos ou de borracha
• Bolas
• Jogos pintados no chão
• Alvos e bolas
• Coluna de som e extensão
Na monitorização final de candidatura incluímos o número de alunos em cada jogo ao longo dos dois períodos.