Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB Recarei (Paredes)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Com este projeto pretendemos dar ainda mais viva ao recreio da escola, como espaço físico e sobretudo como espaço de afetos, prevenindo situações de atritos e confusões. Outro dos objetivos é valorizar as tradições.
Para o arranque do projeto organizou-se uma atividade em colaboração com a Embaixada da Juventude, nosso conselheiro Eco Escolas, que dinamizou jogos tradicionais apresentados por dois jovens, uma polaca e um turco. Previamente, foi proposto o envolvimento da família, pais e sobretudo avós, apresentando jogos da sua infância. Esse caderno de jogos, elaborado pelos alunos com texto e imagens alusivas, foi partilhado com a Embaixada da Juventude. Sendo o jogo mais abordado o do botão, jogo que conta com muitas variantes, foi este que adaptamos para apresentação aos visitantes.
Para este jogo apenas são necessários botões, havendo uma lata disponível na receção para distribuição pelos alunos que os pretendam. As regras foram simplificadas para um desenvolvimento do jogo mais acessível a todos os alunos.
Entretanto decidiu-se dinamizar uns tabuleiros de jogo já marcados no recreio para o Jogo do Galo. Para peças do jogo foram solicitados pneus pequenos no Kartódromo. Um encarregado de educação pintou-os de modo a termos duas cores. Temos material para desenvolver ao mesmo tempo dois jogos no recreio.
Prevendo as situações de chuva, foram traçados no interior da escola dois tabuleiros que permitem a atividade no interior.
Brigada Recreios com vida: O jogo foi apresentado aos colegas pela turma que realizou o levantamento dos jogos e que atua como brigada, uma turma de 25 alunos do 3.º ano, estando prevista a rotatividade no próximo ano.
A divulgação dos jogos é feita com registos nos blogues da escola.