Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica e Secundária de S. João da Madeira (São João da Madeira)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O 5ºG do Agrupamento de Escolas João da Silva Correia em São João da Madeira, com 28 alunos do 2º ciclo do EB, foi a turma que abraçou o projeto Recreios com Vida. Os alunos da turma (sem exceção) com a ajuda do DT propuseram diversas atividades para desenvolver no recreio, havendo uma fase de pesquisa e experimentação para que se percebesse qual a aceitação dos jogos por parte dos alunos da escola. Desta experiência selecionaram-se a Macaca (pintaram-se dois campos), o salto a pés juntos (1 campo de salto), a Corda no Poste para os alunos saltarem em conjunto (este é o jogo com mais sucesso no recreio, em todos os intervalos tem muitos alunos a utilizar as 4 cordas de 5 metros colocadas em 4 postes) e por fim o jogo mais original, O Parte Ossos, jogado por muitos alunos desta escola e proposto a concurso neste projeto. É um jogo que não exige qualquer material, que foi apresentado pelos alunos do 5ºG durante muitos intervalos. É um jogo de sorte que trabalha essencialmente a flexibilidade.
O Parte Ossos foi proposto pela sua originalidade e pela capacidade física principal que desenvolve. No entanto A Corda no Poste foi aquele obteve e continua a obter mais sucesso e mais participantes. Gostaríamos de ter oportunidade de também apresentar este jogo. Temos todo o material necessário para o colocar a concurso ou para proceder à sua divulgação.
A Brigada (não foram eleitos alunos específicos, toda a turma participou) não teve qualquer trabalho pois o sucesso dos jogos conquistou de imediato muitos alunos de forma espontânea bem como professores e Assistentes Operacionais que por sua iniciativa jogavam com os alunos ensinando e propondo novas abordagens. Pena não termos oportunidade de enviar mais vídeos destas dinâmicas.