Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Os Guardiões do Ambiente do 3º ciclo e alguns alunos do projeto Veste a Camisola reuniram-se com a coordenadora do programa Eco-escolas para organizarem a iniciativa "Recreios com Vida". Esta iniciativa consistiu na organização e realização de atividades, jogos e dinâmicas nos recreios da escola.
Decidiu-se que o melhor dia para realizar as atividades é a 4ªf, após o almoço, entre as 13h15 e as 14h, pois os alunos que irão dinamizar as atividades não têm aulas de tarde, decidiu-se também, numa 1ª fase, dinamizar as atividades apenas para os alunos do 1º ciclo (3º e 4º ano).
Pensou-se em desenvolver jogos tradicionais, os escolhidos foram: corrida de sacos, bola na lata, jogo do lenço, damas, xadrez e jogo das argolas. A equipa de monitores aproveitou as tardes livres de 4ªf e 6ªf para a construção dos jogos no Artsudio, pensando sempre na reutilização de materiais, assim:
Jogo das latas: latas de refrigerante e tinta castanha, pano cru e areia para as bolas;
Jogo das argolas: tintas, placas de cartão (base), rolos de papel higiénico, tintas, cartão de embalagens e restos de tecido para as argolas;
Jogo das damas e xadrez: cortiça para as peças, cartão para os tabuleiros, tintas;
Jogo da corda: lenço e corda;
Jogo dos sacos: sarapilheira, cordel e agulha.
Depois de contruírem os jogos elaboraram as escalas de monitores para a dinamização das atividades e os registos de participação. Decidiram, também atribuir prémios aos vencedores de cada jogo-amendoins com casca. Os jogos foram dinamizados ao longo do 2º e 3º período.
Quer os monitores quer as crianças do 1º ciclo aderiram com bastante entusiamos à iniciativa e pretendem continuar para o próximo ano letivo com maior abrangência de alunos, quer monitores, quer jogadores.
Os guardiões do ambiente publicaram a iniciativa no seu blogue https://guardioesambiente.blogspot.com/2023/05/brigada-do-recreio-recreios-com-vida.html.