Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 de Celeirós (Braga)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Ao longo do presente ano letivo, foram dinamizados semanalmente jogos tradicionais e atividades lúdicas, com o objetivo de promover dinâmicas de ocupação de tempos livres saudáveis, aproveitando os espaços exteriores da escola.
Estas dinâmicas, para além de procurarem diminuir os impactos negativos do uso da tecnologia no bem-estar dos alunos, tinham ainda como objetivo desenvolver competências sociais e emocionais, nomeadamente o relacionamento interpessoal, a comunicação, espírito de iniciativa e espírito criativo dos alunos.
A divulgação destas atividades foi feita através da colocação de cartazes pela escola, e do convite aos alunos para participarem.
Semanalmente, às terças, às quintas e às sextas-feiras no intervalo do almoço, os alunos foram convidados a dinamizar e participar em jogos tradicionais coletivos, como: saltar à corda, jogo da macaca, jogo do limbo, jogo do estica, jogo do rapa, jogo do lencinho, jogo do galo, telefone estragado, cabra-cega, entre outros. Para além da dinamização de jogos tradicionais, os alunos tiveram a oportunidade de exprimir a sua criatividade através da pintura do recinto escolar com giz.
Ainda no âmbito do Projeto “Recreios com Vida”, os alunos de duas turmas (5ºC e 5ºE) foram convidados a constituir a brigada “Recreios com Vida”, tendo participado na criação de um jogo tradicional coletivo: um jogo da glória adaptado ao tema do ambiente.
Estes alunos (aproximadamente 30 alunos) participaram na criação e dinamização do jogo, em parceria com os professores.
A criação deste jogo tinha como objetivo não só verificar a aquisição de conhecimentos sobre temas relacionados com o ambiente, mas também promover dinâmicas saudáveis de ocupação de tempos livres, e a interação, partilha e co-criação entre alunos, e entre alunos e docentes. Os alunos ficaram responsáveis pela pintura de um tabuleiro gigante, aproveitando o espaço exterior da escola. Os materiais necessários ao jogo foram realizados em materiais reutilizados da iniciativa das Eco-escolas-“ O Mar começa aqui”.
O guião e o regulamento do jogo já está expresso no trabalho.
Objetivo da equipa que dinamiza os recreios com vida foi rentabilizar este jogo nos próximos anos letivos, no sentido que os alunos se divirtam aprendendo com o ambiente.
A dinamização das atividades teve um balanço muito positivo, ao permitir a interação e desenvolvimento de relações entre alunos de todos os anos letivos, promovendo a partilha saudável entre alunos e a prevenção de potenciais situações de bullying.
A equipa dos recreios ativos
Mentora Teach For Portugal Catarina Santos, Docente Isabel Pinto, Docente Graça Pereira, Docente Conceição Barbosa,Docente Cláudia Machado.