Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica de Soure (Soure)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito do Programa Eco-Escolas, foi desenvolvido um projeto que teve como objetivo primordial a inovação do espaço exterior da nossa Escola através da criação de jogos tradicionais no chão do recreio.
Os objetivos deste projeto elaborados pelo Programa Eco-Escolas são:
Promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar;
Procurar envolver diferentes alunos da escola, implementando uma prática inclusiva;
Sublinhar a importância da preservação dos jogos tradicionais;
Motivar a escola a desenvolver estratégias para a inclusão de todos os alunos e para a prevenção do bullying;
Proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação;
Ter uma ação periódica (1x semana);
Agilizar as condições materiais para a realização dos jogos (ex: bolas, etc);
Divulgar/promover a existência das atividades.
Os nossos alunos do 1.º CEB, após um brainstorming, escolheram 5 jogos tradicionais e mais um jogo original criado por eles. Começou-se por realizar os esboços dos jogos que se pretendia desenhar no recreio. Através do esboço, foram apuradas as medidas, as cores e o formato de cada um dos diferentes jogos. Após a conclusão dos esboços, foi construída uma roleta em madeira, dividida em seis partes iguais, pintada pelos os alunos e com a identificação de cada jogo e posteriormente começou-se a pintar. o recreio com os jogos tradicionais. A roleta foi construída com materiais reciclados e com desperdício de uma carpintaria e a identificação dos jogos é amovível podendo estes serem substituídos por outos jogos tradicionais, mantendo-se o jogo criado pelo alunos. este jogo pode ser jogado no interior ou no exterior.