Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Maria do Carmo Serrote (Sesimbra)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
As brincadeiras no recreio, antes de servirem de simples distração são também experiências de vida para as crianças e jovens. Têm impacto no seu desenvolvimento ao nível social, afetivo, motor e cognitivo das crianças e jovens.
Assim, esta atividade enquadra-se perfeitamente na Escola, com a turma do 7.º C que aceitou o desafio de promover o Jogo do Berlinde no espaço escolar durante os intervalos a outros alunos de outras turmas. Esta turma apresenta determinadas características em termos comportamentais e de agitação em sala de aula, pelo que a proposta de dinamizar esta atividade resultou numa excelente estratégia para haver mudança nas suas atitudes.
Os alunos escolheram este jogo, por ser um jogo que muitos aprenderam com o pai/ familiares e também jogavam muito no 1.º ciclo. Constataram que na escola, sendo uma escola integrada desde o pré-escolar ao 9.ºano, não há o hábito de jogar ao berlinde, está muito “esquecido”, ou seja, verificamos um gradual abandono da sua prática na escola.
A implementação da atividade foi realizada no âmbito do CTA/DAC (Conselho de Turma em Ação/Domínios de Autonomia Curricular), na disciplina de Ciências Naturais, em articulação com a disciplina de Educação Física e o Programa Eco-Escola, aliado ao tema do Projeto Educativo do Agrupamento (Educar com afeto, construindo o futuro).
Os alunos começaram por fazer um regulamento para o jogo, como solicitado para participar neste desafio. Depois começaram a desenvolver a prática jogo, com a aplicação do regulamento, que foi sofrendo pequenos ajustes.
Inicialmente, jogaram entre grupos da turma, depois o desafio foi chamando a atenção de outros alunos que se juntaram à turma. A aplicação dos jogos no recreio, fazem-se, nesta fase inicial, uma vez na semana.
Os alunos mostraram muito interesse e empenho na realização do desafio, pois o cargo de serem a Brigada dos Recreios com Vida, veio trazer responsabilidade e valores em saber estar e respeitar o outro.