Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
MEMÓRIA DESCRITIVA – JOGO DA MANTA
Nas nossas propostas de atividades, privilegiamos as atividades ao ar livre, assim como as interações entre pares. O Jardim de Infância de Serpins situa-se numa zona rural, com oferta muito diversificada de espaços naturais, que podem ser explorados com as crianças potenciando as suas interações e aprendizagens. Também no espaço exterior do Jardim se promovem múltiplas atividades ao ar livre, conjuntas aos dois grupos de crianças. Verifica-se um grande envolvimento das famílias e da comunidade local, nos projetos e atividades desenvolvidos.
Este projeto Recreios com Vida, veio complementar o trabalho que vínhamos a desenvolver com as crianças. Começámos por envolver as famílias, propondo que em conjunto com os seus educandos/as realizassem uma recolha de jogos tradicionais desta região, apelando a que revisitassem os seus tempos de meninice. A recolha obtida foi partilhada com todas as crianças.
Ao longo do ano letivo foram sendo realizados, de forma rotativa alguns destes jogos tradicionais.
Com materiais reutilizáveis e sempre com a participação e envolvimento das crianças, fomos materializando alguns destes jogos no Jardim de Infância. Os materiais necessários são simples e de fácil recolha junto das famílias.
O OBJETIVO DA ADAPTAÇÃO DESTE JOGO, FOI O DE:
- Promover o trabalho de equipa, onde todos trabalham com uma mesma finalidade;
- Com a introdução dos paraquedas pequenos, pretendemos envolver as crianças mais novas, facilitando o grau de dificuldade do jogo. Tratando-se de um paraquedas de reduzidas dimensões e envolvendo um número reduzido de crianças, será facilitada a coordenação entre os jogadores e potenciada a sua perícia;
- Numa fase posterior do desenvolvimento deste jogo, promovemos a junção de todas as bolas no mesmo paraquedas com a participação de todas as crianças, promovendo o trabalho de coordenação em grande grupo.
INFORMAÇÃO DA BRIGADA
A Brigada Recreios com Vida é constituída por quatro crianças, duas de cada grupo de crianças do Jardim de Infância de Serpins, tendo havido rotatividade entre as crianças, seguindo a ordem da tabela das presenças de cada grupo, dando oportunidade a todas de desempenhar este papel, com o apoio e supervisão das educadoras e auxiliares. Ambos os grupos integram crianças dos três aos seis anos. A Brigada Recreios com Vida, ocorre uma vez por semana, no espaço exterior do nosso Jardim de Infância, por rotina à quarta-feira de manhã, sempre que o tempo atmosférico o permite, tendo estado sempre envolvidos os dois grupos de crianças, em conjunto.
Em cada semana, eram as crianças da Brigada que selecionavam os jogos que iriam realizar, dentro dos que tínhamos construídos, como o jogo das latas, o jogo dos piões, o jogo dos cavalinhos de pau, o jogo da colher e do ovo, o jogo do arco, o jogo do galo, o jogo laser, o jogo da macaca, o jogo macaquinho do chinês, o jogo do lencinho, jogos de roda cantados, entre outros. O jogo da manta, já conhecido e jogado pelas crianças na sua forma original (em anexo), foi por nós adaptado de modo a envolver todas as crianças, dos dois grupos, num mesmo propósito. Este jogo era um dos preferidos das crianças, sempre jogado com muito entusiasmo, em colaboração, com movimentos concertados e articulados entre todos os intervenientes.
JOGO DA MANTA DO DIABO (Versão Tradicional)
MATERIAL:
- Um manta grande.
NÚMERO DE JOGADORES:
- Um grupo de pessoas, que se junta para jogar.
DESCRIÇÃO:
- Uma pessoa deita-se na manta;
- As outras pessoas pegam na beira da manta e vão dando impulsos coordenados de modo a atirar ao ar a pessoa que está na manta e a voltar a apanhá-la, sem que esta caia ao chão;
- O objetivo é manter a pessoa na manta sem a deixar cair, atirando-a consecutivamente ao ar;
- O jogo termina quando as pessoas a jogar assim o decidem, ou trocam a pessoa que está em cima da manta, iniciando novo jogo.
NOTA:
Posteriormente a pessoa em cima da manta foi substituída por um espantalho (era um jogo realizado no campo), mais tarde por uma bola.