Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB Pinheiro d'Além (Gondomar)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
O espaço exterior é um local privilegiado para atividades físicas (motricidade global) e de iniciativa das crianças que, ao brincar têm a possibilidade de desenvolver diversas formas de interação social, bem como, a partilha colaborativa, a exploração de diversos jogos e materiais à disposição. É ainda um espaço em que as crianças têm oportunidade de desenvolver atividades físicas num ambiente natural.
No projeto “Recreios com vida”, as crianças do Pré-escolar quiseram partilhar e explorar jogos tradicionais e outros já existentes no espaço exterior do JI/EB1 (pintados no chão).
O importante é dinamizar atividades que estimulem a motricidade global e envolver todas as crianças do JI e alunos da EB1, realçando também a prática inclusiva. As crianças exploraram e dinamizaram jogos tradicionais (jogo da macaca e do lenço) e outros jogos como a caça à bola, a joaninha numérica e os labirintos coloridos. Exploraram ainda, com as trotinetes e os triciclos, os diferentes circuitos/direções, as noções de lateralidade e o equilíbrio.
Nos recreios com vida, o importante é sensibilizar as crianças/alunos para a valorização dos jogos tradicionais para que a sua prática não seja de todo esquecida. Por outro lado, brincar é viver e por isso, a participação e o envolvimento de todas as crianças, são a forma de favorecer a inclusão e a relação eu/outro numa partilha colaborativa e de interajuda.