Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Informação sobre a brigada:
A Brigada dos “Recreios com vida” foi constituída por 4 alunos do 2.º ano de escolaridade, ano responsável pela organização dos jogos e atividades, com dois alunos de cada uma das turmas, a 7 e a 12.
As atividades decorrem no período de 26 de maio a 2 de junho de modo a conciliar a comemoração do “Dia Internacional do Brincar” e o “Dia Mundial da Criança”.
A partir desta data, a dinâmica será livre, cabendo a cada docente da escola, a decisão de desenvolver com a sua turma uma ou mais atividades.
Foram preparados diversos jogos tradicionais:” barra do lenço”, “mata”. Organizaram-se também jogos de “salto à corda”, “três pauzinhos” e o “jogo do elástico”.
Os alunos tiveram igualmente a oportunidade de jogar ao “Mikado”, com peças grandes e um mini-jogo de “matraquilhos” construído com materiais reciclados.
As duas turmas envolvidas na organização criaram um jogo chamado “Alimenta o rato”, nome escolhido por meio de votação pelos alunos, no sentido de escolher um título que apelasse à proteção animal e que permitisse vários jogadores em simultâneo num ambiente inclusivo, adequado a crianças com multideficiência.
Na realização das atividades estiveram envolvidos todos os alunos do 1.º ciclo da escola, em dias diferentes, bem como os professores e as assistentes operacionais.