Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Jardim de Infância de São Brás (Amadora)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
“Segundo Piaget (1978), quando a criança brinca, ela detém o mundo sob o seu olhar, não havendo compromisso com a realidade. Advém do significado e sentido atribuído pela criança através do simbolismo. Inicialmente, o jogo apresenta-se de maneira solitária, evoluindo para a representação de papéis, até chegar aos jogos de regras. O brinquedo e o ato de brincar, nesta perspetiva, constituem vínculos importantes na construção do conhecimento. Piaget ainda sugere que a brincadeira livre, mesmo sendo não estruturada, “possui regras que conduzem o comportamento das crianças.”
Os jogos e brincadeiras possibilitam às crianças a construção do seu próprio conhecimento, pois oferecem condições de vivenciar situações/problemas, a partir do desenvolvimento de jogos planeados ou livres que permitam à criança experiências com a lógica e o raciocínio, permitindo atividades físicas e mentais que estimulem as relações afetivas, a sociabilidade e cognitivas, sociais, morais, culturais e linguísticas.
Objetivo:
• Promover a importância de regras e limites;
• Contribuir para o desenvolvimento de laços afetivos;
• Fomentar a interação e a partilha.
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
O grupo da sala 1- azul, aceitou a proposta de atividade “recreio com vida”.
Mediante a proposta, a Educadora em conjunto com o seu grupo, resolveram enfeitar o recreio do jardim-de-infância de S. Brás, com plantas, espaço com símbolos para a dinamização de jogos/movimento ao som de música/ coreografias…
1ª Atividade:
Plantações
Arranjamos as plantas, observámo-las em sala e posteriormente plantámo-las no nosso recreio;
Plantamos alface, tomate, morangos….Porque achamos que aliado ao exercício físico/jogos devemos ter uma alimentação cuidada. O recreio ficou mais rico, porque todas as outras sala juntaram-se à sala 1 e criaram igualmente um espaço mais verde-horta.
2ª Atividade
Coreografias
Desenho no espaço livre para as coreografias;
3ª Atividade
Jogos tradicionais
Jogos com sacos, contornando obstáculos.
Jogos com paraquedas