Colégio Júlio Dinis (Porto)
Regulamento:
Vídeo - apresentação do jogo (opcional):
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Vídeo dos testemunhos:
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Fotografias:
										Memória descritiva:
Através de uma pareceria entre o Gabinete de Psicologia – Dr.ª Sofia Ribeiro e o Gabinete de Educação Física – Prof.ª Fabiana Silva, foi conseguido uma organização de recreios baseada no planeamento e elaboração de jogos e brincadeiras dinamizadas pelos alunos dos 5º e 6º anos. 
O desafio foi apresentado a toda a turma, sendo os delegados e subdelegados posteriormente integrados na brigada dos recreios. O objetivo será liderar o recreio, apresentando jogos e ações dinamizadoras, sendo os alunos responsáveis pela organização e comando de jogos e ações, com o auxílio e supervisão do responsável de Educação Física. 
Esta Brigada dos Recreios, vem com a interação da Eco Escolas com o projeto CJD + Ativo, projeto pelo qual concorremos aos “Recreios com Vida”. Durante os meses de Março, Abril e Maio, nos recreios cada equipa, de cada turma, apresentou aos restantes colegas os jogos que tinham criado. No dia da família foi partilhado com a comunidade educativa todos esses jogos (um de cada turma) com destaque para o jogo do pino (selecionado de entre todos os jogos como o mais representativo desta iniciativa), tendo-se juntado dezenas de participantes (tios, avós, pais, tutores, pais, professores, auxiliares, alunos, irmãos,...).  
Para este efeito o Projeto CJD + Ativo – “Recreios com vida” 2023 dinamizou:  
•	Realização de atividades, jogos e dinâmicas no espaço exterior do recinto escolar ou em espaços afetos ao recreio de uso coletivo 
•	Criação de uma “Brigada dos Recreios com Vida” constituída pelos delegados de turma, e subdelegados de turma – identificada com coletes de identificação. 
•	Criação de uma atividade/jogo da autoria do colégio – dando valorização às atividades/jogos coletivos, ou com a participação de vários participantes, com componentes reutilizáveis 
Os objetivos passaram por:  
•	Promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar; 
•	Procurar envolver os alunos do colégio, implementando uma prática inclusiva e responsável; 
•	Sublinhar a importância da preservação dos jogos tradicionais; 
•	Sublinhar a importância da de novos jogos que possam ser executados e desenvolvidos pelos alunos; 
•	Motivar os alunos do colégio na elaboração de estratégias, jogos, convivências inclusivas, minimizando o “bullying” e a exclusão; 
•	Proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação; 
•	Aproximar a comunidade educativa, promovendo a partilha e o convívio. 
Como estratégias procuramos:  
•	Ação  periódica (recreios da  manhã (10h às 10:20h); 
•	Agilizar as condições materiais para a realização dos jogos; 
•	Proporcionar o acompanhamento das atividades de, pelo menos, uma pessoa responsável pelo projeto; 
•	Divulgar/promover a existência das atividades. 
Este projeto uniu a comunidade educativa em torno de valores de sustentabilidade com um convívio físico próximo entre todos os envolvidos. Foi uma experiência fantástica e a consolidar!
                                    
                    