Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)
Regulamento:
Vídeo - apresentação do jogo (opcional):
https://vimeo.com/834335421?share=copy
Vídeo dos testemunhos:
https://animoto.com/play/o5Gl4OIeTKGz46VViFw1CA
Fotografias:
Memória descritiva:
Memória descritiva dos recreios com vida.
Os jogos tradicionais tornaram-se, hoje em dia, um dos meios indispensáveis para o desenvolvimento da criança permitindo, de uma forma divertida, o aperfeiçoamento de habilidades físicas e motoras necessárias no seu dia-a-dia.
Com a chegada das novas tecnologias as crianças começaram a tornarem-se mais individualistas e mais sedentários.
Assim, a escola deve ser um polo dinamizador de atividades que combatam esse sedentarismo incentivando a prática do exercício físico que permita obter benefícios a curto, e o mais importante, a longo prazo e o jogo pode ser considerado um instrumento de excelência, uma vez que é uma atividade natural da criança e assume grande importância no quadro da sua educação integral. O jogo implica também uma atividade de descoberta que permite à criança uma perceção do meio que a rodeia e das suas normas.
O recreio é um espaço de encontro com o outro onde a criança exercita diversas competências sociais. Ao brincar, a criança partilha, coopera, comunica, adapta-se, escolhe, decide... Isto significa que aprende a estar com o outro e constrói-se como ser social.
No jogo, a criança desenvolve a imaginação, a linguagem, experimentar e imitar demonstrando o seu poder de criatividade e superação.
Para que a escola pudesse responder às necessidades sentidas na escola, em contexto conselho Eco-Escolas, decidiu-se promover atividades para potencializar e delimitar espaços no recreio para alguns tipos de jogos ou brincadeiras, procurando dar vida ao recreio escolar e promover também a divulgação de alguma tradição cultural.