Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Aquilino Ribeiro (Viseu)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A participação da nossa escola nos Recreios com Vida surgiu por sentirmos necessidade de dinamizar o espaço do recreio de uma forma mais orientada. Assim, criamos a Brigada dos Recreios, constituída por alunos dos 3º e 4º anos (8/10 alunos) e que tem como função orientar os jogos e brincadeiras no exterior, e verificar se todas as turmas e alunos conseguem desfrutar dos espaços e jogos que lhes são destinados. Criamos 3 contentores com materiais (bolas, cordas, elásticos, andas, etc.) e colocámo-los em 3 espaços diferentes do recreio. A Brigada dos Recreios vai ajudando na organização e distribuição desses mesmos materiais. Pedimos também a colaboração de entidades e parceiros (Câmara Municipal de Viseu, Junta de Freguesia de Ranhados e Associação de Pais) para nos ajudarem com alguns materiais para dar vida ao nosso recreio e para criarmos outros espaços de brincadeira. Estes espaços ainda estão em fase de construção.
No que se refere à escolha do jogo a concurso, a ideia surgiu durante as aulas coadjuvadas com um professor do projeto Escola Ativa e, de entre outros, o jogo apresentado foi o que reuniu mais consenso. Posteriormente um grupo de alunos reuniu, decidiram os materiais a utilizar e estipularam as regras, bem como algumas variantes que o jogo possa ter. Por fim foi dado o nome de “Recicla na Trave” ao nosso jogo.
Os nossos recreios estão a ser mais divertidos e dinâmicos e todas as atividades desenvolvidas permitem a partilha e a interação entre alunos dos vários anos de escolaridade.