Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB1/PE/C de Santana (Santana)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A atividade “Recreios Com Vida” na EB1/PE/C de Santana surgiu, no âmbito de um projeto de turma do 3º ano, intitulado “Descobrir Santana”, cujo objetivo principal era descobrir aspetos culturais e tradicionais da localidade, onde a escola está inserida. Assim sendo, uma das atividades sugeridas e desenvolvidas pelos alunos foi investigar, junto dos mais velhos, jogos tradicionais madeirenses.
Numa primeira instância os alunos realizaram uma investigação sobre os jogos tradicionais e fizeram uma lista daqueles que gostariam de experimentar.
Posteriormente, procedeu-se à recolha de materiais (reutilizados ou reciclados) necessários à realização dos mesmos.
Nas aulas de educação física foram dinamizados diversos jogos tradicionais como: o jogo do anel; o jogo do pião; saltar à corda; o jogo das pedras; condução de pneus; corrida com carros de pau.
Após dominarem bem as regras dos respetivos jogos, os alunos criaram uma brigada com monitores rotativos que dinamizaram estes mesmos jogos no intervalo do almoço, às restantes turmas da escola, de uma forma alternada, semanalmente.
Nos dias em que foram realizados os jogos tradicionais o recreio ganhou, sem dúvida, uma nova vida.
Esta atividade permitiu proporcionar novos espaços de partilha, convívio e comunicação entre os alunos e promoveu o enriquecimento de atividades no recinto escolar, valorizando e preservando os jogos tradicionais.