Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB1/PE com Creche Engº Luís Santos Costa (Machico)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Recreios com Vida
A Brigada realiza a atividade duas vezes por semana sendo que o jogo da macaca é realizado à terça e o jogo do lenço à sexta. Envolveu alunos do 1º, 2º e 4º anos (cerca de 140 alunos) onde nem todos quiseram participar na atividade pois esta é de frequência livre. O grande objetivo desta brigada foi a dinamização de jogos tradicionais que estavam esquecidos e que alguns alunos já tinham esquecido, mas principalmente uma forma de integrar os alunos estrangeiros nas atividades do recreio e ficarem a conhecer a um pouco nossa cultura através destes dois jogos tradicionais. Este ano letivo recebemos alunos da Ucrânia, Rússia, Colômbia, Brasil, Venezuela, África do Sul, e estes jogos foram uma forma de os integrar e começar a interagir com os outros alunos. Os alunos da educação inclusiva também participavam nas atividades e mostraram interesse nas mesmas. A brigada tinha como objetivo divulgar o jogo a realizar nos diferentes espaços da escola e encaminhar os alunos que o quisessem realizar. As regras eram demonstradas e muitas vezes a brigada tinham de as exemplificar. Os elementos da Brigada nem sempre foram os mesmos de forma a dar oportunidade para todos os que se mostrassem interessados participarem. Esta escolha gerou alguma curiosidade e interesse pela tarefa. A brigada mudava diariamente os elementos que eram identificados pelos crachás inicialmente e posteriormente também pelos coletes. A brigada depois de esclarecer as dúvidas sobre as atividades também participava nos jogos e tinha a função de supervisão. Os alunos estrangeiros numa fase posterior já faziam parte da brigada e comunicavam com os outros alunos através da explicação das regras.
Deste modo o objetivo deste recreio foi alcançado com uma maior interação e entreajuda entre todos os alunos.