Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Este desafio foi proposto a uma turma do 5ºano da escola (28 alunos). Trata-se de uma turma cujos alunos revelam muita falta de concentração nas aulas e apresentam falta de hábitos e métodos de estudo. Daí, ter surgido a implementação deste desafio na turma com o objetivo de os cativar e motivar para o estudo. Aceitaram bem a atividade, bem como ajudaram na escolha de alguns Jogos Tradicionais. Como jogo base, foi selecionado o Jogo da Corrida de Sacos. No entanto, outros jogos foram praticados, como o jogo das garrafas de areia, as andas, os arcos, o saltar à corda e o jogo do lenço. Este desafio estendeu-se também a outras turmas do 2º ciclo da escola. Está a ser realizada em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e Cidadania e Desenvolvimento, quando os professores entendam ser possível praticar. Por vezes este desafio é feito no último dia da semana, na última meia hora da aula ou até em aulas de substituição das turmas. Este desafio está agendado também para o Dia Mundial do Ambiente, 5 de junho, com as turmas interessadas e que os professores os inscrevam.