Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Quem dinamizou esta atividade foram os alunos da turma B do 7º ano, sob a coordenação da Diretora de Turma, e também professora de Português.
A fim de envolver todos os alunos, foram feitos três grupos, sendo que cada um deles teria a função de dinamizar um jogo tradicional.
Deste modo, foram formadas as seguintes Brigadas:
- Brigada 1- 5 alunos;
- Brigada 2 – 6 alunos;
- Brigada 3 – 6 alunos.
Duas alunas ficaram com a função de repórteres: divulgação da atividade, fotografar e gravação do vídeo com os testemunhos, podendo ajudar ainda na logística dos jogos.
Deste modo, estiveram envolvidos 19 alunos.
Durante o mês de abril, procedeu-se à escolha e conceção dos guiões dos jogos, assim como à produção da informação para divulgar a atividade e inscrição dos alunos, quer nas aulas de Português quer nos tempos de DT Alunos.
No mês de maio, passou-se à prática. Face ao tempo disponível para decorrer os jogos, optou-se pela hora de almoço.
Brigada 1- Jogo do Lenço – 4 vezes – aplicado a alunos dos 1º/2º anos e 7º/8º anos.
Brigada 2- Jogo do Tubarão – 4 vezes – aplicado a alunos dos 7º/8º anos.
Brigada 3- Jogo das Cadeiras – 4 vezes – aplicado a alunos do 3º/4º anos e 6º/7º anos.
Assim, a Brigada Recreios Com Vida decorreu com uma frequência de 5 jogos por semana durante o mês de maio.
Refira-se ainda o seguinte:
- apesar da supervisão da docente responsável, os alunos foram ganhando cada vez mais autonomia na organização das práticas;
- coincidência ou não, no 1º período, os alunos produziram individualmente um texto de opinião, na aula de Português, sobre “Intervalos na escola” (como passam os intervalos e como gostariam de os passar);
- esta atividade foi também inserida no Projeto Curricular de Turma, cujo tema é “Saúde mental e bem estar”.
Com certeza uma atividade para continuar nos nossos recreios.